Palco RUC – Diversificar para agradar ao máximo de pessoas possível

A organização destaca as atuações de Matias Aguayo, Pop Dell’Arte e Anklepants nas quatro noites de festa no Palco RUC.

10 maio, 2016≈ 5 mins de leitura

© UC | Ana Zayara

Há quem diga que já ninguém vai à Queima pelos concertos. Ou que só se vai à Queima pelos concertos. Seja como for, a música está lá, para todos os gostos e de todos os feitios. No auge das comemorações do 30.º aniversário, a Rádio Universidade de Coimbra (RUC) leva a festa até à Queima das Fitas. Nos primeiros quatros dias das Noites do Parque, há um palco que se assume como muito mais que uma alternativa.

é tudo gente um bocado estranha, mas acho que um bom tipo de estranho

Em 2016, o Palco RUC apostou em grandes nomes para compor o cartaz. José Guilherme de Almeida, um dos responsáveis, afirma que o objetivo este ano foi proporcionar momentos “que as pessoas se lembrassem para o resto das vidas”.

“Tentamos apostar com muita força no cartaz, tentamos diversificar ao máximo para agradar ao maior número de pessoas possível”, explica. José Guilherme acredita que “a Queima é uma espécie de buffet”: o Palco RUC deixa de ser uma alternativa e “o palco principal é também um complemento”.

A edição de 2016 acaba com um balanço positivo. Segundo José Guilherme foi “um dos anos mais fortes”. Para o locutor da Rádio Universidade, houve sempre “quer uma boa frequência de pessoas, quer boas críticas”. O estudante acredita que o sucesso provém de diversos motivos, mas principalmente para o público, “quer por terem descoberto coisas novas, quer por terem consolidado uma curiosidade”.

O destaque vai para as atuações de Matias Aguayo. “Foi ridícula a quantidade de pessoas que aqui vieram”, sublinha José Guilherme. O responsável refere ainda Anklepants, que apresentou “uma atuação completamente vanguardista e fora do normal”. Um espetáculo que, para José Guilherme, veio “colmatar aquela ideia que as pessoas têm da RUC que é tudo gente um bocado estranha, mas acho que um bom tipo de estranho”. Também Pop Dell’Arte, grupo que acompanha a RUC há já 20 anos e esteve nas comemorações do 10.º aniversário da rádio, foi assinalado pelo responsável como uma das atuações de destaque nesta edição.

Os concertos do Palco RUC marcaram presença durante os primeiros quatro dias das noites do parque da Queima das Fitas 2016, e ofereceram, segundo José Guilherme, “uma alternativa diferente daquela que já cá estava”.

Palco RUC

Reportagem de Ana Zayara, estudante de Jornalismo e Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.