Palestra sobre sistemas de gestão de energia realiza-se no Rómulo

27 abril, 2015≈ 2 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

“Sistemas de gestão de energia: oportunidades e desafios” é o nome da palestra com Jorge Landeck, Cofundador e CTO da ISA Energy e Professor do Departamento de Física da Universidade de Coimbra, e que vai ter lugar no dia 28 de abril pelas 18h.

A iniciativa realiza-se no Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra e a entrada é livre.

A palestra está inserida no ciclo “À Luz da Ciência”, dinamizado pelo Bioquímico António Piedade, que decorre de Fevereiro a Junho de 2015.

Sinopse da palestra:

A gestão dos recursos energéticos constitui atualmente um fator crítico para o crescimento sustentável da sociedade. Torna-se indispensável promover a adoção de políticas, ferramenta e comportamentos que garantam a redução dos consumos, dos custos e dos desperdícios. Por outro lado, a liberalização do mercado da energia em curso está a promover o aparecimento de novos operadores (modelos de negócio) e, com estes, esquemas tarifários mais complexos e mecanismos de gestão da procura.

Neste contexto, a evolução dos sistemas de gestão de energia tem sido rápida, surgindo atualmente como ferramentas poderosas de análise e processamento de informação que tiram partido das mais recentes tecnologias de comunicação sem fios e de computação móvel. Nesta palestra, descrevemos as principais características e tendências dos sistemas de gestão de energia, bem como, os desafios que persistem à sua utilização em larga escala.

Facebook do evento.