Paulo Oliveira fala sobre fígado gordo em mais uma sessão do “Ciência às seis” no Rómulo

15 maio, 2021≈ 3 mins de leitura

© Rómulo CCV

Na próxima terça-feira, dia 18 de maio, pelas 18h00, realiza-se a palestra intitulada “Uma história de maus fígados “, inserida no ciclo “Ciência às Seis! (temporada 5)”.

A sessão vai estar a cargo de Paulo Oliveira, doutorado em Biologia Celular, Investigador no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra e líder do laboratório MitoXT – Toxicologia e Terapêutica Experimental Mitocondrial. O evento online destina-se a todo o público, havendo oportunidade no final para diálogo e questões.

A palestra será dedicada à memória de José Mariano Gago (1948-2015) e assinala o Dia Nacional dos Cientistas, na mesma data do seu aniversário (teria feito 73 anos em 16 de Maio). O ministro Mariano Gago foi um grande impulsionador do Rómulo, que assim lhe rende mais uma vez homenagem.

Para aceder à sessão via zoom bastará entrar no evento criado no site e no Facebook., ou entrar na reunião Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89959028554 (ID da reunião: 899 5902 8554).

O ciclo “Ciência às Seis!” conta com a coordenação de Carlos Fiolhais e a colaboração de António Piedade.

Resumo:
Nesta palestra, iremos discutir a problemática do fígado gordo não alcoólico, o que o causa e o que o pode causar, e potenciais formas de tratamento. Iremos igualmente discutir a forma como os nossos estilos de vida actuais, principalmente em situação de pandemia, levam a uma incidência cada vez maior desta condição.
Curta biografia:
Paulo Oliveira licenciou-se em 1999 em Bioquímica na Universidade de Coimbra, onde também obteve a seu doutoramento em Biologia Celular. Actualmente, é Investigador Principal no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra e líder do laboratório MitoXT – Toxicologia e Terapêutica Experimental Mitocondrial. Do seu trabalho de investigação já resultaram mais de 215 publicações revistas por pares.

 

Rómulo
Partilhe