Plano de Gestão do Bem classificado como Património Mundial pela UNESCO apresentado na UC
O Plano de Gestão do Bem “Universidade de Coimbra, Alta e Sofia” foi apresentado na Sala do Senado da Universidade de Coimbra a 17 de junho.
“Entendemos que seria oportuno apresentar as linhas gerais para podermos discutir, refletir e ainda a tempo de podermos colher contributos para esse mesmo documento”, que pretende ser uma “ferramenta útil” e um “elemento central no apoio à gestão nos próximos tempos”.
Foi desta forma que o Vice-Reitor da UC para o Património, Edificado e Turismo, Alfredo Dias, introduziu o Plano de Gestão do Bem “Universidade de Coimbra, Alta e Sofia”, classificado como Património Mundial pela UNESCO e que foi apresentado no dia 17 de junho na Sala do Senado da Universidade de Coimbra (UC).
O também Vice-Presidente da Associação RUAS (Recriar a Universidade, Alta e Sofia), acrescentou que, para o efeito, foram auscultados “um conjunto alargado de pessoas de diferentes áreas” e envolvidas “múltiplas instituições”.
Também presente, o Presidente da Associação RUAS, Francisco Veiga, relembrou que, atualmente, os parceiros da entidade são o Município de Coimbra e a Universidade de Coimbra, havendo uma “preocupação enorme” com o “tratamento do plano de gestão do Bem Classificado”.
Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque os cookies não foram aceites.
Eis o que pode fazer:
O documento contou com os contributos de inúmeras personalidades e com uma equipa multidisciplinar. A professora da Faculdade de Letras da UC e coordenadora científica da equipa que elaborou o Plano de Gestão, Luísa Trindade, explicou que foi feita uma análise do que se passou nos últimos 10 anos e que se concluiu que “os principais objetivos são ainda perfeitamente válidos” e que passam pela “requalificação da Rua da Sofia” e pela "mobilidade na Alta”.
Dividido em 10 objetivos, que contam com 20 estratégias associadas e 112 ações, o documento pretende, segundo Luísa Trindade, “trazer a cidade de volta à Alta e fazer regressar a Universidade e a cidade à Sofia”. A responsável lembrou ainda que o “Paço das Escolas tem sido o coração destas intervenções”.
Sendo o plano de gestão abrangente em termos de intervenções na cidade e na Universidade, o Reitor da UC, Amílcar Falcão, deixou a nota de que “brevemente teremos o Colégio das Artes a iniciar as obras de requalificação” e “o Auditório da Reitoria também vai ser requalificado no próximo ano”.
Contudo, Amílcar Falcão salientou que o processo de requalificação vai demorar anos e é sempre preciso fazer a manutenção, sendo este “um trabalho contínuo”.
Também presente na apresentação, o Reitor Emérito da UC, Fernando Seabra, relembrou que a UC é “uma das cinco universidades listadas pela UNESCO como Património da Humanidade”.
A apresentação do Plano de Gestão do Bem “Universidade de Coimbra, Alta e Sofia” está integrada na programação do Sons da Cidade, evento comemorativo do aniversário da inscrição do Bem “Universidade de Coimbra, Alta e Sofia” na Lista do Património Mundial da UNESCO.