Universidade de Coimbra, Alta e Sofia foram classificadas Património Mundial da UNESCO há 10 anos

O concerto "No Princípio era o Fado" que se realiza hoje, dia 22 de junho, pelas 21h00, no Pátio das Escolas, é o ponto alto das comemorações da efeméride.

22 junho, 2023≈ 6 mins de leitura

Na manhã do dia 22 de junho de 2013, a Universidade de Coimbra (UC), Alta e Sofia foram declaradas Património Mundial da UNESCO. Dez anos depois, a efeméride é celebrada com várias atividades, divididas entre um programa performativo e um programa científico, cujo concerto "No Princípio era o Fado" marca o seu ponto alto. O evento tem lugar hoje, dia 22 de junho, pelas 21h00, no Pátio das Escolas (bilhetes esgotados).

Dezenas de cantores, instrumentistas e bailarinos, provenientes dos ambientes artísticos do Fado ou Canção de Coimbra e de outros universos musicais, juntam-se num espetáculo interdisciplinar, com uma componente audiovisual. Pelo palco vão passar mais de seis dezenas de intérpretes. Cantores e cantoras como António Ataíde, Beatriz Villar, Catarina Moura, Francisco Costa, Hugo Martins, Inês Graça, João Farinha, João Queirós, Luís Travassos, Tiago Nogueira (dos Quatro e Meia) e Vânia Couto; Instrumentistas como Amadeu Magalhães, Bruno Costa, Diogo Mendes, Diogo Passos, Eduardo Loio, Hugo Gambóias, José Rebola, Luís Pedro Madeira, Manuel Portugal, Ni Ferreirinha, Nuno Botelho, Paulo Soares, Pedro Lopes, Ricardo Dias e Tozé Moreira; e grupos como Anaquim, Animais, Cordis, Fado ao Centro, Fadvocal, Iterum, Coro dos Antigos Orfeonistas da UC, Pardalitos do Mondego, Pensão Flor, Raízes de Coimbra, Tertúlia do Fado de Coimbra, Tuna Académica da Universidade de Coimbra, Coro Misto e Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra, além da escola de dança DNA (Dance N’ Arts).

Além do concerto, está a decorrer desde ontem, e até final do dia de hoje, o colóquio internacional “Gestão Sustentável de Bens Património Mundial”. Debater as práticas de universidades nacionais e europeias (como as do Porto, Lisboa e Évora, ou as que integram o Coimbra Group) com foco na gestão e divulgação dos diferentes patrimónios, do edificado ao móvel passando pelo património comumente designado por intangível são alguns dos pontos do programa. A iniciativa é aberta a toda a comunidade, sem necessidade de inscrição.

No âmbito das comemorações e concretamente no que toca ao património edificado, promoveram-se-se três momentos de debate e apresentação, convocando a Academia e a Cidade: um primeiro sobre as intervenções em curso, momento que contou com as intervenções dos três Reitores da UC a quem se deve a candidatura, o seu sucesso e a gestão da primeira década como Património UNESCO, nomeadamente, Fernando Seabra Santos, João Gabriel Silva e Amílcar Falcão; um segundo sobre aquelas que em breve se iniciarão — O Colégio das Artes — e, finalmente, um terceiro, incidindo sobre matéria ainda em fase de reflexão e discussão alargada, os Jardins e os edifícios da Associação Académica de Coimbra.

A 5 de junho, debateu-se a Canção de Coimbra, na Casa da Escrita. Durante a sessão o CEIS20 apresentou uma plataforma científica para o seu estudo, bem como das práticas culturais associadas. No decorrer do colóquio "Investigar Património UC", que teve lugar a 6 de junho, foi também lançada uma plataforma que reúne os Bens Móveis do Património da UC. Com seis meses de trabalho e uma equipa que envolveu estudantes, docentes e investigadores, assim como corpo técnico da UC, o objetivo do projeto Inventário dos Bens Móveis do Paço das Escolas da Universidade de Coimbra é dar a conhecer o património móvel da Universidade.

“Aproximar o património da comunidade” é o grande objetivo das celebrações dos 10 anos da classificação. O programa irá estender-se ao longo do ano de 2023 e resulta de um processo dinâmico e em articulação com muitas outras entidades e agentes, espelhando os valores que norteiam o pensamento e a ação no âmbito do património cultural: conhecimento, salvaguarda e abertura à comunidade, aqui entendida no seu espectro mais alargado e plural.

O programa das comemorações resulta de uma organização conjunta entre a Associação RUAS - Recriar a Universidade, Alta e Sofia, a Universidade de Coimbra, e a Câmara Municipal de Coimbra, com o apoio da Direção Regional de Cultura do Centro.

Mais informações e o programa completo das comemorações do 10.º aniversário da classificação da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia como Património Mundial estão disponíveis em uc.pt/10unesco.