Universidade, Academia e Cidade são convidadas a refletir sobre o património edificado do Paço das Escolas

“A Academia e a Cidade I: o Paço das Escolas” é o primeiro de três momentos de apresentação de intervenções no edificado e debate integrados nas comemorações do 10.º aniversário da inscrição da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia na lista de Património Mundial da UNESCO.

R(
Rui Marques Simões (texto)
M(
Marta Costa e Karine Paniza (vídeo)
01 junho, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

A Sala Grande dos Atos (Sala dos Capelos) recebeu durante a manhã de 1 de junho, quinta-feira, o evento “A Academia e a Cidade I: o Paço das Escolas”, o primeiro dos três momentos de apresentação de intervenções no edificado e debate integrados no programa das comemorações do 10.º aniversário da inscrição da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia na lista de Património Mundial da UNESCO.

A iniciativa, que convocou a Academia e a Cidade para a reflexão sobre o património classificado, focou-se, nesta primeira sessão, no Paço das Escolas, o núcleo mais antigo da Universidade e aquele que nas duas últimas décadas foi alvo de significativos investimentos (tanto ao nível da preservação e reabilitação como da produção científica).

O evento contou com as intervenções dos três Reitores da Universidade de Coimbra a quem se deve a candidatura, o seu sucesso e a gestão da primeira década como Património inscrito na Lista de Bens Património Mundial da UNESCO — Fernando Seabra Santos, João Gabriel Silva e Amílcar Falcão —, de António Filipe Pimentel (autor do mais completo e atualizado estudo sobre o Paço das Escolas), e de António Sampaio da Nóvoa (embaixador de Portugal na UNESCO entre 2018 e 2021).

Eis o que pode fazer:

As próximas sessões do ciclo “A Academia e a Cidade” têm como foco o Colégio das Artes (dia 9, pelas 15h30) e os Jardins e Edifícios da Associação Académica de Coimbra (dia 19, pelas 10 horas).

O programa completo das comemorações do 10.º aniversário da classificação UNESCO – com organização da Associação RUAS (Recriar a Universidade, Alta e Sofia), da Universidade de Coimbra e da Câmara Municipal de Coimbra e com apoio da Direção Regional de Cultura do Centro – está disponível em www.uc.pt/10unesco.