Canção de Coimbra celebra Património Mundial

"No Princípio era o Fado" assinalou os dez anos da classificação da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia como Património Mundial.

KP
Karine Paniza
Marta Costa
23 junho, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

A Canção de Coimbra foi atriz principal do espetáculo que marcou o culminar das comemorações do 10.º aniversário da Classificação da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia como Património Mundial pela UNESCO. A canção, reinventada por dezenas de artistas da cidade, foi ouvida e sentida por centenas com a moldura do Paço das Escolas.

O espetáculo uniu dois elementos centrais do Património imaterial classificado: a música e a língua. “Foi um espetáculo lindíssimo com muita música de Coimbra”, sublinha no Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão. Foram mais de 60 cantores, bailarinos e instrumentistas, criadores de audiovisuais e membros da Academia, que transformaram a noite de 22 de junho, numa noite memorável.

“Tivemos muito cuidado em ter vários eventos diferentes na sua génese, mas que dessem uma ideia de dinâmica de abertura da Universidade para o mundo”, explica o Reitor da UC.

Eis o que pode fazer:

As atuações fizeram o público cantar, bater palmas e até mesmo emocionarem-se. Um espetáculo que quis mostrar "uma dinâmica diferente, a evolução da própria Canção de Coimbra. Faz parte daquilo que é a nossa essência que é tentar estar sempre à frente do nosso tempo”, conclui Amílcar Falcão.

Pelo palco passaram, nas cerca de três horas de espetáculo nomes como: António Ataíde, Beatriz Villar, Catarina Moura, Francisco Costa, Hugo Martins, Inês Graça, João Farinha, João Queirós, Luís Travassos, Tiago Nogueira e Vânia Couto; Amadeu Magalhães, Bruno Costa, Diogo Mendes, Diogo Passos, Eduardo Loio, Hugo Gambóias, José Rebola, Luís Pedro Madeira, Manuel Portugal, Ni Ferreirinha, Nuno Botelho, Paulo Soares, Pedro Lopes, Ricardo Dias e Tozé Moreira; Anaquim, Animais, Cordis, Fado ao Centro, Fadvocal, Iterum, Orfeon do Antigos Orfeonistas, Pardalitos do Mondego, Pensão Flor, Raízes de Coimbra, Tertúlia do Fado de Coimbra, Tuna Académica da Universidade de Coimbra, Coro Misto e Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra, além da escola de dança DNA (Dance N’ Arts).