“A Canção de Coimbra em Debate” nas comemorações dos 10 anos da classificação da UC como Património Mundial

Durante a sessão o CEIS20 apresentou uma plataforma científica para o estudo da Canção de Coimbra e práticas culturais associadas.

Marta Costa
05 junho, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Pensada “mais como uma plataforma e menos como um projeto científico”, foi apresentada “A Canção de Coimbra em Debate: uma Proposta de Investigação Integrada”. A apresentação decorreu durante o encontro “A Canção de Coimbra em Debate”, na Casa da Escrita, evento inserido no programa das comemorações do 10.º aniversário da inscrição da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia na lista de Património Mundial da UNESCO.

Uma plataforma que quer trabalhar “em parceria, em diálogo e em debate com a comunidade”, garante o coordenador científico do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da Universidade de Coimbra (UC), José Oliveira Martins. Numa primeira fase, pretende-se “fazer um levantamento de todas as fontes que existem em torno da Canção de Coimbra, trabalhar com as práticas ativas ainda hoje, trabalhar com as memórias e lançar, paralelamente, um laboratório de criação contemporânea”, explica o responsável.

Eis o que pode fazer:

“O objetivo não é dizer de que maneira se deve ou não executar o Fado e a Canção de Coimbra”, acrescenta o Vice-Reitor para a Cultura, Comunicação e Ciência Aberta da UC. De acordo com Delfim Leão, essa não é o papel da Universidade, a quem cabe sim, “a responsabilidade de o estudar de forma sistemática, de o promover, de o valorizar como uma forma de expressão musical em particular, artística que deve ser valorizada e apresentada ao exterior”.

O Vice-Reitor sublinha ainda que, com a criação da plataforma estão disponibilizadas ferramentas através da criação de “um interlocutor claro que irá certamente trabalhar com os vários agentes que no terreno interpretam o Fado e a Canção de Coimbra e vão, por essa via, valorizá-lo e levá-lo mais longe”.

Também Alfredo Dias garante que “A Canção de Coimbra em Debate: uma Proposta de Investigação Integrada” é "uma iniciativa muito importante "porque permite discutir e debater a Canção de Coimbra” com todos os agentes envolvidos. Sendo a Universidade, Alta e Sofia "um Bem vivo e que, naturalmente, vai evoluindo e acompanhando os tempos, é essencial haver este debate”, reforça o Vice-Reitor da UC para o Património, Edificado e Turismo.

O programa completo das comemorações do 10.º aniversário da classificação UNESCO – com organização da Associação RUAS (Recriar a Universidade, Alta e Sofia), da Universidade de Coimbra e da Câmara Municipal de Coimbra e com apoio da Direção Regional de Cultura do Centro – está disponível em www.uc.pt/10unesco.