Prémio TECNICELPA 2016 atribuído a investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

26 outubro, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Os investigadores Ana Filipa Lourenço, José Ferreira Gamelas e Paulo Jorge Ferreira, do Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e Produtos da Floresta (CIEPQPF) do Departamento de Engenharia Química (DEQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), receberam o prémio TECNICELPA 2016.

A distinção foi atribuída durante a “XXIII Conferência Internacional da Floresta, Pasta e Papel”. Esta conferência, organizada pela TECNICELPA – Associação Portuguesa dos Técnicos da Indústrias de Celulose e Papel, e que este ano decorreu no Porto, reúne não apenas investigadores, nacionais e estrangeiros, mas também um número muito significativo de profissionais das empresas do setor.

O prémio recebido assume especial relevância dado traduzir o reconhecimento que a qualidade e importância do trabalho desenvolvido têm para a indústria portuguesa de celulose e papel, uma das que mais contribui para o PIB e para o volume das exportações, geradora de emprego e com forte implantação na zona centro do país.

O trabalho premiado, intitulado “Modification of fillers for increased strength in papermaking”, foi desenvolvido no âmbito de um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT, PTDC/EQU-EQU/120578/2010, “New modified fillers for papermaking”), coordenado pelo Professor Paulo Ferreira, do DEQ, e conduziu à publicação de um total de oito artigos em revistas internacionais da especialidade.

O objetivo do estudo foi o de modificar cargas minerais (fillers) para aplicação na produção de papel de impressão e escrita, com vista à melhoria de propriedades de resistência mecânica e de retenção do filler. Para o efeito foram usadas diferentes estratégias de funcionalização da superfície de carbonato de cálcio precipitado (o filler mais empregue na indústria portuguesa), sendo que as modificações deste com sílica ou com camadas alternadas de polielectrólitos originaram os resultados mais promissores.

Na sequência deste trabalho foi possível obter um produto que permite um aumento de 5% na incorporação de filler na folha, sem prejuízo das propriedades de resistência mecânica do papel. Os resultados alcançados têm um considerável potencial de aplicação prática, o que é significativo tendo em conta que Portugal é o segundo maior produtor europeu de papéis de impressão e escrita não revestidos.