Presente e futuro da Segurança Social em discussão na UC com presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

A 2.ª edição do congresso “Presente e Futuro(s) da Segurança Social” vai decorrer nos dias 2 e 3 de julho, no Colégio da Trindade. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade e tem inscrições abertas.

25 junho, 2024≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Na próxima semana – nos dias 2 e 3 de julho – a Universidade de Coimbra (UC) organiza a 2.ª edição do congresso “Presente e Futuro(s) da Segurança Social”, que vai decorrer no Grande Auditório do Colégio da Trindade (no Polo I da UC). O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade e tem inscrições abertas (as inscrições estão sujeitas à disponibilidade do espaço).

A sessão de abertura vai decorrer no dia 2 de julho, pelas 9h30, com as intervenções do Coordenador Científico do Congresso e docente da Faculdade de Direito da UC (FDUC), Licínio Lopes Martins; da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho; da Presidente do Supremo Tribunal Administrativo, Dulce Neto; do Diretor da FDUC, Jónatas Machado; e do Reitor da UC, Amílcar Falcão.

Ao longo dos dois dias, vários profissionais e investigadores vão também marcar presença nas diversas sessões da iniciativa dedicadas a temas tais como: “Democracia e Estado Social: o papel do Sistema de Segurança Social na consolidação da democracia em Portugal”, “Agenda Social: Portugal e a Integração Europeia”, “O Futuro do Trabalho e a Proteção Social”, “O Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social: Natureza, Missão Financiamento, Governação e Gestão”, “O Papel do Terceiro Setor na Proteção Social em Portugal: Saúde e Ação Social nas respostas sociais?”, “O Sistema de Pensões Português: Adequação, Equidade Intergeracional e Sustentabilidade”, e “Regimes Jurídicos Administrativos e Tributários da Segurança Social".

Já a sessão de encerramento, a 3 de julho, vai começar pelas 18 horas. Vai contar com as intervenções do também Coordenador Científico do Congresso e docente da FDUC, Pedro Costa Gonçalves; do Secretário de Estado da Segurança Social, Jorge Campino; e do Vice-Reitor da UC para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva.

Mais informações sobre o II Congresso “Presente e Futuro(s) da Segurança Social” estão disponíveis em www.uc.pt/events/css2024/.