Primeiro encontro Educ@rteNatureza realiza-se a 6 de julho

As inscrições são gratuitas e estão abertas.

09 junho, 2023≈ 4 mins de leitura

© UC | Marta Costa

No próximo dia 6 de julho tem lugar o I Encontro Educ@rteNatureza – As Raízes, a partir das 09h00, na Biblioteca Municipal de Cantanhede.

O Educ@rteNatureza pretende promover a literacia ambiental, dando voz e valor aos espaços que nos cercam através da escuta e escrita de histórias naturais, memórias e valor patrimonial das comunidades. A participação no evento é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia, em https://forms.gle/J7TXM3fTYtetaDsc8, ou presencialmente na Biblioteca Municipal de Cantanhede através do preenchimento da ficha de inscrição.

Trata-se de uma coorganização da Câmara Municipal de Cantanhede, Universidade Aberta e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, que conta com o apoio do Centro de Formação da Associação de Escolas Beira Mar.

O Educ@rteNatureza é um projeto que pretende criar um modelo de educação através da natureza, dando voz e valor aos espaços que nos cercam contando histórias, que se querem ilustradas e, também, mediadas pelas tecnologias. Visa criar espaços e tempos de construção de conhecimento em torno de ambientes naturais destinados, também, a criar valor a uma memória coletiva de comunidades rurais:
• observando a Natureza, identificando objetos, fauna, flora, fungos, etc;
• escrevendo, em formato analógico e digital, ‘estórias’ naturais, inclusive a construção de materiais digitais através da linguagem Scratch;
• desenhando diversas coreografias didáticas em torno destes materiais, através do planeamento de Encontros Formativos relacionados com as tradições destes artefactos e espaços – memórias e ‘estórias’ das comunidades.

O projeto pretende tirar o máximo partido do património humano, material e imaterial e das qualidades naturais encontradas no terreno, valorizando a estruturação existente e projetando o futuro. Assim, tem como objetivo promover a literacia ambiental, nomeadamente, a intervenção-ação a desenvolver procura promover o “sentir a natureza”, potenciando a criação de coreografias, roteiros e percursos alusivos aos cinco sentidos (olfato, paladar, visão, audição e tato) que interligam as diversas potencialidades e valências de uma região o que permite, de forma transdisciplinar, uma multiplicidade de experiências na Natureza. O projeto pretende ainda, a longo prazo, a criação de uma área transdisciplinar no ensino superior relativamente à Literacia Ambiental.

Esta ação de curta duração é a primeira de um conjunto de vários encontros formativos, dinamizados com o intuito de trabalhar com o pessoal docente, profissionais da educação e pessoas interessadas, as temáticas da Educação e das Artes na e pela Natureza. As ações serão realizadas no âmbito do projeto Educ@rteNatureza, reunindo investigadores/as, especialistas e interessados/as, para criar espaços e tempos de construção de conhecimento em torno de ambientes naturais destinados, também, a criar valor a uma memória coletiva de comunidades rurais.