Institucional

Professor Fernando Seabra Santos dá Última Lição na Universidade de Coimbra

Com o tema "Encontro das Águas", a cerimónia tem lugar a 13 de outubro às 17 horas, no Auditório Laginha Serafim do Departamento de Engenharia Civil da FCTUC, no Polo II da Universidade de Coimbra.

06 outubro, 2022≈ 3 mins de leitura

© Adriano Miranda

O antigo Reitor da Universidade de Coimbra (UC) Fernando Seabra Santos vai lecionar a sua “Última Lição” no próximo dia 13 de outubro.

Com o tema "Encontro das Águas", a última lição assinala a aposentação do Professor Catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). A cerimónia tem lugar, às 17 horas, no Auditório Laginha Serafim do Departamento de Engenharia Civil da FCTUC, no Polo II da Universidade de Coimbra.

Fernando Seabra Santos, cientista de reconhecido mérito, é Doutorado pela Universidade de Grenoble (França), na área de Oceanografia Física, e foi o primeiro coordenador da Licenciatura em Engenharia do Ambiente da FCTUC.

Reitor da Universidade de Coimbra entre 2003 e 2011, os seus mandatos ficaram marcados pela criação do Instituto de Investigação Interdisciplinar, do Colégio das Artes, do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras e do Museu da Ciência. Em abril de 2003, lançou a candidatura da Universidade de Coimbra a Património da Humanidade, cujo dossier coordenou diretamente durante oito anos e apresentou formalmente à UNESCO em dezembro de 2010.

Entre 2007 e 2010, ocupou o cargo de presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), período em que decorreram as principais reformas do ensino superior, entre as quais a Lei de Bases do Sistema Educativo, Regime Jurídico das Instituições (RJIES), Agência de Avaliação e Acreditação (A3ES) e Processo de Bolonha, entre outras.

Fora do mundo académico, em 1975 foi membro fundador da Brigada Vitor Jara, tendo participado nas atividades do grupo até 1988. Mais tarde, em 2011, lançou o CD “Hoje”, com letras e músicas de sua autoria, e que teve a participação de Camané, Cristina Branco, Filipa Pais, Luís Represas, Manuel Freire, Martinho da Vila, Paula Oliveira, Sérgio Godinho e Vitorino.

Ao nível empresarial, Seabra Santos fundou a Friday - Ciência e Engenharia do Lazer, SA, empresa que tem como objetivo conceber, projetar, construir e comercializar dispositivos náuticos com uma elevada componente de tecnologia e inovação. Esta empresa foi considerada, em 2020, Leading Specialists in Floating Home Design - Europe pela revista alemã BUILD.

Fernando Seabra Santos: licenciado em Engenharia Civil pela Universidade de Coimbra (1977), concluiu em 1985 o Doutoramento de Estado na Universidade de Grenoble, na área de Oceanografia Física e obteve o título de Agregado em Engenharia Civil pela Universidade de Coimbra em 1997. Docente da FCTUC desde 1978 e Professor Catedrático desde 1998, lecionou igualmente na Universidade de Grenoble, no Departamento de Física da Universidade de Lisboa e na Universidade de Brasília. Foi Diretor do Departamento de Engenharia Civil da FCTUC entre 1990 e 1994. Foi o primeiro coordenador da Licenciatura em Engenharia do Ambiente da FCTUC. Foi Vice-Reitor da Universidade de Coimbra entre 1998 e 2003 e Reitor da mesma Universidade entre 2003 e 2011. Nestas funções, esteve na origem da criação do Instituto de Investigação Interdisciplinar, do Colégio das Artes, do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras e do Museu da Ciência. Em abril de 2003 lançou a candidatura da Universidade de Coimbra a Património da Humanidade, cujo dossier coordenou diretamente durante oito anos e apresentou formalmente à UNESCO em dezembro de 2010. Foi ainda presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas entre 2007 e 2010, período em que decorreram as principais reformas do ensino superior: Desenvolvimento e Qualidade, Financiamento, Lei de Bases do Sistema Educativo, Graus e Diplomas, Avaliação da Qualidade, Regime Jurídico das Instituições, Agência de Avaliação e Acreditação, Estatuto de Carreira Docente, Processo de Bolonha (EEES). Em 1975 foi membro fundador da Brigada Vitor Jara, tendo participado nas atividades do grupo até 1988. Lançou em 2011 o CD “Hoje” com letras e músicas de sua autoria e que contou com a participação de Camané, Cristina Branco, Filipa Pais, Luís Represas, Manuel Freire, Martinho da Vila, Paula Oliveira, Sérgio Godinho e Vitorino. Em setembro de 2012 publicou o livro "A quarta missão da Universidade: internacionalização universitária na sociedade do conhecimento". Em novembro do mesmo ano criou a empresa Friday - Ciência e Engenharia do Lazer, SA com o objetivo de conceber, de projetar, de construir e de comercializar dispositivos náuticos com uma elevada componente de tecnologia e inovação. Em 2020, esta empresa foi considerada Leading Specialists in Floating Home Design - Europe pela revista alemã BUILD.

Partilhe