Professores de todo o País reunidos na UC para formação interdisciplinar

Mais de meia centena de professores do Ensino Básico e Secundário estão presentes na ação de formação certificada promovida pela Universidade de Coimbra.

07 julho, 2022≈ 2 mins de leitura

“Construir o conhecimento pelo Diálogo entre os Saberes” é a temática orientadora da formação que, durante dois dias, reúne mais de 50 docentes do Ensino Básico e Secundário no Departamento de Física da Universidade de Coimbra (UC).

Numa perspetiva interdisciplinar, o curso desafia os professores a “descobrir como é que as diversas disciplinas contribuem para a construção de uma escola mais adequada ao perfil dos estudantes”, explica a Vice-Reitora para os Assuntos Académicos e Atratividade de estudantes pré-graduados, Cristina Albuquerque.

“Abordagens Interdisciplinares para a Docência” é um curso com a duração de 12 horas, acreditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e pela Universidade de Coimbra. Do programa, que cativou docentes de todo o país a participar, fazem parte palestras, mesas redondas e um conjunto de workshops de áreas como as ciências da educação, a economia, a saúde e aplicações das tecnologias.

De acordo com a Vice-Reitora, a iniciativa constitui também um elo de ligação entre o Ensino Superior e os Ensinos Básico e Secundário. “A Universidade e as escolas partilham do mesmo contrato social que é a formação de cidadãos cada vez mais adaptados” à sociedade, defende a responsável.

Eis o que pode fazer:

No primeiro dia de formação, os participantes são convidados a refletir "Por que se vai à Escola?", debater o "desafio escolar e comunitário" e a “Segregação de género nos percursos educativos”. "A Escola Flexível é uma Escola Possível?" é o tema principal do segundo dia de trabalhos, juntamente com a "Aprendizagem Cooperativa: uma experiência pedagógica transformadora para alunos e professores” e a "Avaliação Externa de Escolas".

Mais informações, incluindo o programa completo da iniciativa “Abordagens Interdisciplinares para a Docência”, estão disponíveis na página www.uc.pt/aiduc/.

Para o futuro estão previstas mais iniciativas de colaboração entre a UC e as escolas que "fazem parte do pacote global de formação de professores", de que é exemplo a EdTech Summit, anunciou Cristina Albuquerque. A iniciativa, agendada para 9 e 10 de setembro, pretende refletir sobre “a forma como a tecnologia está a transformar a escola” e como os “pilares essenciais da educação podem ser incrementados através do uso de competências digitais”, avança a Vice-Reitora para os Assuntos Académicos e Atratividade de estudantes pré-graduados.