Renato Daniel toma posse como presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra

Anterior vice-presidente da DG/AAC assume a presidência hoje, 11 de novembro, no Auditório da Reitoria da UC.

Maria Cano
KP
Karine Paniza
11 dezembro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

Aos 23 anos e natural da Lousã, Renato Daniel é licenciado em Bioquímica, mestre em Economia e está atualmente a frequentar uma Especialização em Gestão e Economia da Saúde.

Para Renato Daniel, os grandes desafios da Associação Académica de Coimbra (AAC) são dois e relacionam-se com financiamento e espaço. “Todos os anos somos brindados com mais secções sejam elas culturais sejam elas desportivas e acho que este é um dos grandes desafios que temos pela frente: a busca de financiamento e a procura de um espaço para albergar estas novas estruturas”, explica.

O Candidato pela ‘Lista P - Por ti. Pela Académica’, que conseguiu 88% dos votos, faz da Política uma das suas bandeiras. “Em termos políticos, acho que aquilo que se calhar mais deve mobilizar os estudantes é a democracia sem sombra de dúvidas”, acrescentando que “enquanto jovens temos um bem que hoje é dado como adquirido que é a democracia e que custou muito aos nossos antecessores”.

Em termos de eleições, o novo presidente considera que “a participação cívica dos estudantes” é fulcral, assumindo que “uma das coisas que gostava de ver no futuro seria a mobilização em massa” dos estudantes da AAC nos atos eleitorais internos, nacionais e europeus.

Eis o que pode fazer:

Renato Daniel revela que o posicionamento a nível europeu será uma aposta da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) e, para o efeito, será criada uma a pasta da política europeia. O responsável acredita que “temos de ter esta capacidade de perceber que a política para os jovens, para a juventude, deve ser não só direcionada à tutela portuguesa, mas cada vez mais direcionada para a Europa”.

A cerimónia de Tomada de Posse da DG/AAC e da Mesa da Assembleia Magna vai realizar-se a 11 de dezembro pelas 19 horas no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.