Renovar corpo e mente com aulas de Tai Chi no Instituto Confúcio da UC

Alcançar o bem estar e equilíbrio são alguns dos objetivos do Tai Chi, uma prática desportiva que exercita corpo, mente e respiração. As aulas no Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra são gratuitas.

Marta Costa
Ana Bartolomeu
04 outubro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

São aulas práticas e gratuitas, disponibilizadas para a Comunidade da Universidade de Coimbra (UC) pelo Insituto Confúcio da UC (ICUC), que querem promover o bem estar físico e mental de estudantes, docentes e corpo técnico.

O docente Ye Xiao conta que, apesar de ser "um pouco difícil" à primeira vista, o Tai Chi é uma prática antiga que pode trazer benefícios a longo prazo. É um exercício que trata "corpo, mente e respiração", explica Ye Xiao, e trabalha o corpo ao mesmo tempo que promove a "paz interior". Como combina "movimentos suaves" pode ser adaptado a todas as idades e a pessoas com constrangimentos de mobilidade, acrescenta o docente.

As aulas devem ser combinadas semanalmente com o docente, tendo em conta os seguintes blocos horários: segundas, terças e sábados, das 9h30 às 11 horas, das 15 horas às 16h30 ou das 18 horas às 19h30. O Tai Chi será lecionado junto ao ICUC, no Colégio de Jesus, ou no Penedo da Saudade, dependendo das condições meteorológicas.

Mais informações sobre o Instituto Confúcio da UC e sobre as aulas de Tai Chi em www.uc.pt/instituto-confucio/