Instituto Confúcio da UC recebe exposição de Escultura Chinesa

A exposição, que conta com cerca de 100 exemplares em pedra, pode ser visitada até dia 30 de junho.

KP
Karine Paniza
30 maio, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

O Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra (ICUC) inaugurou, a 30 de maio, uma exposição de Escultura Chinesa em Pedra.

“Esta exposição é uma iniciativa do antigo estudante da Universidade de Coimbra, Carlos Xavier Reis, que mostra a sua coleção privada”, explica a diretora do ICUC, Cristina Zhou.

São cerca de uma centena de esculturas chinesas em pedra, de pequena dimensão, em que “podemos apreciar a arte chinesa de representar a natureza, animais, figuras humanas e até semidivinas”.

Eis o que pode fazer:

O colecionador e dono do espólio, mostra-se muito animado com a possibilidade de poder “partilhar” as suas peças com pessoas que “como eu, que tem interesse sobre a história, a cultura e a arte chinesa”.

O antigo estudante revela ainda que aprecia toda a sua coleção, mas "gostaria de destacar duas peças: um móvel em miniatura feito em pedra sabão, com detalhes em madrepérola com desenhos tradicionais chineses e a outra peça, feita numa pedra vermelha que representa um Fu Lion, ou seja, um leão budista, junto com a sua cria".

A exposição, que tem entrada gratuita e pode ser visitada até 30 de junho, é a primeira iniciativa de uma série de eventos culturais programados para as comemorações do 7.º aniversário do ICUC.