Com o Festival das Lanternas o ICUC dá as boas-vindas ao ano do Dragão

Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra preparou algumas atividades tradicionais para assinalar o Festival das Lanternas.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
23 fevereiro, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

No início de fevereiro de 2024 o calendário chinês entrou, oficialmente, no Ano Novo, o ano do Dragão. Durante vários dias houve comemorações um pouco por todo o mundo oriental. As celebrações do Ano Novo Chinês culminam com o chamado Festival das Lanternas, uma altura para fazer bolinhos típicos e jogos tradicionais. No Instituto Confúcio da Universidade de Coimbra (ICUC) a data não foi passada em branco.

Enquanto festa da família, o Festival das Lanternas é, tal como as comemorações do Ano Novo Chinês, um momento de convívio. Há, tradicionalmente, jogos típicos para fazer. "As lanternas estão acesas e lá dentro colocamos uma adivinha em papel", explica a docente do ICUC, Eurídice Yu. Para além disso, o Ano Novo é assinalado com comida. Para o Festival, há doces típicos para fazer e provar, os chamados tangyuan.

O símbolo do ano, o Dragão, significa "ambição", explica Eurídice Yu. É um animal que "aparece muito em lendas chinesas tradicionais" e que está também associado a maravilhas. "Dá [ao ano] um sentido de mais ambições e coragem", acresenta.

Eis o que pode fazer:

Com uma apresentação sobre as tradições associadas ao Ano Novo Chinês e à Festa das Lanternas, o ICUC convidou todos quantos se quiseram juntar a fazer os típicos tangyuan. A recriação das adivinhas, dentro das "lanternas" levou a um momento de convívio entre todos os participantes.

"No Instituto queremos recriar o ambiente" do Festival, acrescenta Eurídice Yu, numa iniciativa "aberta a toda a gente, não só chineses mas portugueses e de outras comunidades".

Saiba mais sobre o ICUC em www.uc.pt/instituto-confucio/