Requalificação na ala de São Pedro e zona dos Capelos dá nova vida ao Pátio

A requalificação é co-financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia, através do Programa Operacional Regional do Centro (CENTRO 2020).

Marta Costa
KP
Karine Paniza
10 fevereiro, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

A chegar a cerca do meio da obra, as empreitadas no Colégio de São Pedro e na zona da Sala dos Capelos continuam a requalificar o Património da Universidade de Coimbra.

Na zona do Colégio de São Pedro, revela o Vice-Reitor para as infraestruturas da Universidade de Coimbra (UC), Alfredo Dias, “já houve a primeira mudança, da fase um para a fase dois, sendo que a zona mais a sul está praticamente completa e a cobertura provisória foi mudada para a zona mais a norte”.

Por outro lado, na zona da Sala dos Capelos, onde a intervenção se debruça na “recuperação e requalificação não só em termos de revestimento, mas de sistemas e isolamentos e, quando necessário, reparação e substituição dos elementos estruturais de madeira”, os trabalhos estão também em bom andamento, adianta o Vice-Reitor.

Eis o que pode fazer:

As zonas que estão a ser alvo de requalificação "careciam de uma intervenção que era claramente urgente”, refere Alfredo Dias. O responsável acrescenta que “havia fragilidades estruturais, infiltrações, os sistemas construtivos não eram os mais adequados para os dias de hoje e apresentavam já algumas deficiências que era muito difícil impedir problemas de humidade e outros”.

No entanto, “com a idade que a estrutura tem, é natural que se apresentem estas fragilidades e deficiências”. Para Alfredo Dias, estas vão ser “colmatadas com a intervenção”.

A operação é co-financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia, através do Programa Operacional Regional do Centro (CENTRO 2020).