SCUC 2024 - O Estrangeiro de Albert Camus

A Companhia Teatro de Braga regressa à Semana Cultura da UC com uma peça que explora uma das obras-primas da literatura escrita por Albert Camus, "O Estrangeiro".

AB
Ana Bartolomeu
09 março, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

É uma das obras que "marcou várias gerações depois dos anos 60", conta o diretor da Companhia Teatro de Braga (CTB), Rui Madeira. O Estrangeiro de Albert Camus levado ao palco do TAGV esta noite, 9 de março, tem "uma atualidade extrema", graças à adaptação feita pelo dramaturgo italiano, Lelio Lecis.

"É um espetáculo de memória para a memória futura", no qual a Companhia Teatro de Braga pretende levar os espetadores a refletir "sobre a Europa que vamos tendo". A partir de cenas "com um humor um pouco negro, como Camus", são referidas situações que se vivem no Mundo e "mais propriamente, no Mediterrâneo". A peça faz "refletir sobre o absurdo da vida", acrescenta Rui Madeira, e "como o lado casuístico acaba por ser determinante nos tempos que vamos vivendo".

A Companhia Teatro de Braga regressa assim à Semana Cultural da UC que, nas palavras de Rui Madeira, "é sempre um prazer e uma honra" participar. "Vimos sempre com muita responsabilidade", após escolherem cuidadosamente a peça e a sua relação com o tema lançado. "E trazemos aquilo que achamos ser o melhor que fazemos", conclui.

Conheça a programação completa da Semana Cultural da Universidade de Coimbra 2024 em www.uc.pt/semanacultural

O Estrangeiro de Albert Camus l Teatro

O sentido do absurdo de uma vida onde a morte e um assassinato aleatório podem conduzir a uma nova consciência do ser e do sentir. Um exercício sobre a memória, numa espécie de interrogatório para memória futura, uma recondução a uma espécie de Via Crucis que conduza a um novo futuro. Voltamos a Camus, aprofundando a razão do porquê da escolha e interrogando Outros, neste caso, directores, actores, estudiosos da Obra, críticos, sobre a razões que conduziram Camus aos palcos, nacionais e europeus.

Local: TAGV - Teatro Académico de Gil Vicente

Organização: CTB - Companhia Teatro de Braga