Semana da Ciência e da Tecnologia no Jardim Botânico da UC com atividades gratuitas para todos os públicos

21 novembro, 2014≈ 4 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Conversas de ciência, teatro ou workshops são as propostas do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC) para celebrar a Semana da Ciência e da Tecnologia, que este ano decorre de 22 a 30 de novembro. As atividades são gratuitas e decorrem no Jardim e n’O Teatrão em vários dias.

A abrir o cartaz de atividades do JBUC nesta Semana da Ciência e da Tecnologia está a Infusão de Ciência. Trata-se de um evento habitual, mas que este mês aborda uma temática não só relacionada com a Botânica mas integra igualmente aspetos tecnológicos. As Algas Comilonas é o título desta conversa de fim de tarde onde as utilizações científicas e tecnológicas das microalgas vão estar no centro da discussão. A sessão decorre no Jardim, na próxima quarta-feira, 26 de novembro, às 18h00, com entrada livre.

No dia seguinte é dia de ir ao teatro! A peça infantil Há Tempo para Tudo é uma coprodução entre o Jardim e O Teatrão, baseada nos materiais presentes nos Kits de atividades botânicas desenvolvidos pelo JBUC, onde o Tempo assume o papel principal. A estreia está marcada para quinta-feira, 27 de novembro, às 21h30 n’O Teatrão. Esta primeira sessão do espetáculo é gratuita, mas sujeita a reserva de bilhetes através dos telefones 239714013, 912511302 ou pelo email info@oteatrao.com

A Semana da Ciência e da Tecnologia termina no Jardim no sábado, 29 de novembro, com um conjunto de atividades que se estendem ao longo do dia. Às dez da manhã começa o Workshop Podar árvores e arbustos. Dedicada ao público adulto, nesta sessão será possível aprender um conjunto de técnicas importantes no cuidado destas plantas. De seguida, pelas 11h00, é a vez dos jovens alunos da Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, em Coimbra, mostrarem ao público os conhecimentos que adquiriram no último ano no Jardim. Trata-se do Projeto Escolher Ciência, no qual participaram algumas dezenas de estudantes daquela escola, que desenvolvem a sessão Tempo de Plantar Ciência. Além de percorrer o Jardim para mostrar algumas descobertas botânicas, a sessão culmina com a visualização de um vídeo sobre o projeto, onde os alunos são os protagonistas. No período da tarde é a vez das orquídeas entrarem em cena! Trata-se do Workshop Cuidar das Orquídeas, já habitual no Jardim, mas que este mês se apresenta em moldes diferentes. A sessão única tem início às 14h30 e prolonga-se até às 17h00. Durante este período vão ser abordadas duas plantas, a orquídea-sapatinho e a orquídea-mariposa.

A direção do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra revela que «não poderíamos deixar passar em branco esta semana já que o próprio Jardim se assume como um local onde a ciência habita», associando-se com esta panóplia de atividades a um evento à escala nacional, promovido pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, onde centenas de instituições científicas desenvolvem, nesta semana, diversas atividades abertas ao público.