Serenata da Latada 2023 traz a Canção de Coimbra ao Largo da Sé Nova

Ensaiam-se os últimos acordes. A contagem decrescente já começou. A Canção de Coimbra regressa ao Largo da Sé Nova esta noite.

Maria Cano
Ana Bartolomeu
03 outubro, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

A Serenata da Festa das Latas e Imposição de Insígnias 2023 pretende mostrar que a “Secção de Fado continua ativa”, “forte” e a “trazer o Fado de Coimbra ao dia de hoje”. Quem o diz é o Presidente da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra (AAC), Diogo Ferreira. O momento musical está marcado para as 23 horas e 59 minutos desta terça-feira, 3 de outubro.

Os espetadores vão poder contar com “originais que vão ser tocados nesta Serenata, mas também com músicas de ilustres cantores e guitarristas” já com algumas décadas, refere Diogo Ferreira.

A atuar na escadaria da Sé Nova vai estar o Grupo Inquietação e o Grupo de Fado d’Anto. O Grupo Inquietação nasceu em 2022 em homenagem ao cantor e poeta Edmundo de Bettencourt e respeitando mestres como Artur e Carlos Paredes, Luiz Goes e Jorge Gomes, entre outros, tendo como compromisso a Canção de Coimbra.

Já o Grupo de Fado d’Anto foi formado em 2020 com vontade de projetar a Canção de Coimbra “para novos horizontes dando-a a conhecer a novos públicos, mas também contribuindo com novas sonoridades”, de acordo com informação veiculada pelos próprios.

Para muitos estudantes recém-chegados a Coimbra esta pode bem ser a primeira Serenata da Festa das Latas e Imposição de Insígnias a que vão assistir e o primeiro contacto com a Canção de Coimbra que vão ter. No entanto, este momento conta já com várias décadas de existência, tendo as Faculdades, segundo o Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra, começado a organizar Latadas com a Serenata incluída no programa principal a partir da década de 40.

Voltando aos dias de hoje, “faremos sempre o nosso melhor para que o Fado de Coimbra continue presente naquela que é a tradição no dia-a-dia dos estudantes de Coimbra”, garante o o Presidente da Secção de Fado da AAC.

Alinhamento da Serenata

Grupo Inquietação

• Noites de Coimbra - João Bagão

• É preciso Acreditar - Música: Luiz Goes / Letra: Leonel Neves