Largo da Sé Nova de Coimbra acolheu milhares para ouvir a Serenata Monumental

A Serenata teve lugar à meia noite do dia 20 de maio e marca o arranque da Queima das Fitas de Coimbra 2022.

KP
Karine Paniza
20 maio, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

O Largo da Sé Nova de Coimbra foi pequeno para acolher os milhares de estudantes que vieram assistir à Serenata Monumental de 2022.

Para muitos foi uma experiência nova, mesmo para aqueles que já não são caloiros, já que com a pandemia, a tradição também teve que ficar de quarentena. Segundo a organização "é o regresso da Festa dos Estudantes à data habitual depois de um período difícil para todos nós".

A Serenata Monumental marca o arranque da Queima das Fitas de Coimbra 2022. Amigos, turistas, famílias, todos unidos para escutar a Canção de Coimbra.

Um momento de grande emoção e solenidade. Após as doze badaladas da Torre da Universidade, o silêncio é imediato, e é quando se ouve os primeiros acordes das guitarras e as vozes dos estudantes da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra.

Eis o que pode fazer:

Foram três os grupos a levar a Canção de Coimbra a toda a Academia. São eles o Grupo de Fado - Manuel Marques Ensemble, o Grupo de Fado d’Anto e o Grupo de Fado MAIO.

"O repertório desta serenata tem a particularidade de conjugar temas de várias gerações da Canção de Coimbra com inúmeros originais de cada grupo", explica a organização. "Destaca-se ainda a homenagem a dois grandes Academistas que partiram recentemente, Cesário Silva e Campos Coroa, com Fado d’Anto e a homenagem a uma importante figura da Canção de Coimbra, e da Secção de Fado em particular, Paulo “Bummy” Saraiva, que nos deixou há 10 anos, com o seu tema original Cantiga de Amores".

Saiba mais sobre a organização da Queima das Fitas 2021 aqui. Conheça o Cartaz das Noites do Parque 2021 aqui.

Assista à Serenata Monumental na íntegra, uma produção da TvAAC - Televisão da Associação Académica de Coimbra, aqui.

Alinhamento da Serenata Queima das Fitas 2022

Grupo de Fado Manuel Marques Ensemble

1. Despertar (Carlos Paredes)

2. Fado d'Anto - homenagem a Cesário Silva e Campos Coroa - (letra: António Nobre/ música: Francisco Menano)