Simpósio internacional "Interdisciplining Knowledge: Humanities, Science and Culture" a 6 e 7 de dezembro em Coimbra

A conferência vai reunir um conjunto de investigadores internacionais de renome para debaterem sobre paradigmas de investigação contrastantes e configurações disciplinares da interdisciplinaridade.

15 novembro, 2023≈ 3 mins de leitura

O Centro de Estudos Interdisciplinares — CEIS20 da Universidade de Coimbra está a organizar o simpósio internacional Interdisciplining Knowledge: Humanities, Science and Culture, nos dias 6 e 7 de dezembro, na Casa da Cidadania da Língua, em Coimbra. A conferência vai reunir um conjunto de investigadores internacionais de renome para debaterem sobre paradigmas de investigação contrastantes e configurações disciplinares da interdisciplinaridade.

O evento pretende tornar-se um fórum regular para interrogar a imprevisibilidade da criação de conhecimento e a forma como este é moldado por instituições, linhas de investigação, competências disciplinares e afetação de recursos. O simpósio debruça-se sobre processos de investigação nas humanidades, nas ciências e na cultura de modo a expor as complementaridades e tensões entre diferentes paradigmas, metodologias e premissas cultivadas por tradições distintas de conhecimento nas ciências humanas e naturais. A iniciativa propõe ainda debater a interdisciplinaridade sob três perspetivas: heterogeneidades, avaliações e performatividades, examinando de que modo as relações interdisciplinares se configuram como fenómenos complexos e emergentes.

Os oradores confirmados para o simpósio são Georgina Born (University College London), Nicholas Evans (Australian National University), Olga Pombo (Universidade de Lisboa) e Andrew Barry (University College London).

O Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) afirma-se há mais de duas décadas como um centro de investigação que aposta na produção contemporânea de conhecimento interdisciplinar, centrado nas artes, humanidades, e ciências sociais. As atividades de investigação do Centro estão ancoradas no estudo de processos complexos que emergem e atuam nos domínios do humano, social e artefacto, atendendo às transformações temporais e ambientais. O CEIS20 estuda redes de conhecimento que exploram as relações recíprocas entre os atos deliberados de conhecimento e as propriedades e interações decorrentes de processos e sistemas emergentes.

A participação no simpósio é livre.