Sons da Cidade propõe visitas guiadas para conhecer “Olhares, Rostos e Património”

A cidade universitária, o Paço das Escolas, as mulheres e os escritores em Coimbra são os temas das visitas programadas.

Marta Costa
16 junho, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

São várias as visitas guiadas que a 9.ª edição do Sons da Cidade propõe a quem se queira aventurar a conhecer mais sobre a cidade e o património. Com diversas temáticas, as sessões decorrem maioritariamente na Alta Universitária e estão dedicadas ao património arquitetónico, mas também às suas pessoas.

A proposta da organização passa por conhecer a cidade universitária, desde os seus edifícios aos conjuntos escultóricos, às pessoas que os atravessam, como as diversas figuras femininas que de destacam na história do património classificado. Também há lugar para conhecer melhor várias figuras ligadas à literatura portuguesa, rostos que “nasceram, viveram, estudaram, e vivenciaram a cidade”.

Todas as visitas guiadas são gratuitas, mas carecem de inscrição obrigatória. O limite máximo de participantes em cada visita é de 25 pessoas.

Todas as informações sobre a programação da 9.ª edição do Sons da Cidade aqui. Programa completo aqui.

Visita Guiada - Olhares, Rostos e Património Mundial – Cidade Universitária

17 de junho, 15 horas (repete a 22 de junho, às 18 horas)

Sinopse: Visita guiada ao exterior dos edifícios universitários construídos durante o período do Estado Novo, apresentando um plano de modernidade e transformação na cidade. A monumentalidade dos edifícios, os baixos-relevos, as esculturas com seus olhares e rostos estáticos serão o foco de descoberta deste percurso.
Local de encontro: Largo D. Dinis
Gratuito, com inscrição obrigatória: 239702630

Visita Guiada - Olhares, Rostos e Património Mundial – As Mulheres em Coimbra

18 de junho, 15 horas

Sinopse: Visita guiada pelas ruas da Alta da cidade, evocando diversas figuras femininas que, a partir dos finais do séc. XIX, acabaram por se destacar pela sua audaciosa ação, no seio da academia conimbricense, até então exclusivamente frequentada por homens. Domitilla Carvalho, Regina Quintanilha e Carolina Michaëlis, serão algumas das figuras abordadas, intimamente ligadas à cidade, e que muito contribuíram para a posição da mulher na sociedade portuguesa atual.

Local de encontro: em frente à Sé Nova
Gratuito, com inscrição obrigatória: 239702630 (até às 17h30 do dia 17 de junho)

Visita Guiada - Olhares, Rostos e Património Mundial – Escritores em Coimbra

19 de junho, 15 horas

Sinopse: Visita guiada a espaços exteriores nas ruas da Alta de Coimbra, evocando diversas figuras ligadas à literatura portuguesa que nasceram, viveram, estudaram, e vivenciaram a cidade. Fernão Lopes, Camões, Antero de Quental e José Saramago serão alguns dos escritores abordados e que muito contribuíram para a firmação e desenvolvimento do património literário português. Ao longo do itinerário serão lidos excertos das obras de diversos autores, onde Coimbra é o rosto principal.

Local de encontro: Largo D. Dinis

Visita Guiada - Olhares, Rostos e Património Mundial – Paço das Escolas

22 de junho, 10 horas

Sinopse: Visita guiada ao exterior do edifício do Paço das Escolas, construído e renovado durante séculos, polo central da universidade portuguesa. A evolução arquitetónica e decorativa do edifício, os olhares e rostos dos baixos-relevos e esculturas serão o guião deste percurso no Património Mundial.
Local de encontro: Largo da Porta Férrea
Gratuito, com inscrição obrigatória: 239702630