Student Hub "um espaço pensado com e para a comunidade académica"

Gestão Académica, Serviços de Ação Social e Relações Internacionais são apenas alguns dos serviços disponíveis para a comunidade académica com atendimento presencial no novo espaço.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
14 outubro, 2021≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Uma "Loja do Cidadão" dedicada aos estudantes. É assim que podemos definir o novo espaço Student Hub. Localizado no rés-do-chão do Edifício da Faculdade de Medicina, na Rua Larga (Polo 1), é "um polo aglutinador de serviços" para utilização da comunidade universitária. Para além dos serviços de Gestão Académica, Ação Social ou Relações Internacionais, o Student Hub é um projeto que engloba muito mais que isso.

Um espaço “de grande qualidade e proximidade, pensado com e para a comunidade académica” referiu a Vice-Reitora dos Assuntos Académicos e Atratividade de estudantes pré-graduados. De acordo com Crisitna Albuquerque, o Student Hub “foi pensado numa lógica de interação de vários serviços, que permita, num único espaço, dar resposta a vários anseios e expetativas da comunidade”.

O Student Hub "tem um conjunto de oportunidades e espaços que vão ajudar a concretizar objetivos de aprendizagem global"

Para além dos três serviços “basilares da Universidade de Coimbra”, o Student Hub é a também um local que agrega “articulação com a Câmara Municipal e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras”, acrescentou Cristina Albuquerque. Para além disso, revelou a responsável, “tem um conjunto de oportunidades e espaços que vão ajudar a concretizar objetivos de aprendizagem global”.

Desde um laboratório de Design Thinking, “para desenvolver projetos que consolidem a relação entre áreas científicas e a resposta a desafios da comunidade”, a relação com escolas secundárias ou territórios e “novas formas de pensar a empregabilidade, com o Núcleo de Promoção da Empregabilidade” são muitas as portas que o Student Hub tem abertas para a comunidade.

O Student Hub é uma iniciativa “inovadora e disruptiva no que é a interação da UC com a comunidade académica”, classificou o Vice-Reitor para o Património, Edificado e Infraestruturas, Alfredo Dias. De acordo com o responsável, “este é um bom exemplo do uso e requalificação do património”, com a concretização de um projeto que cumpra “com as necessidades de uma universidade dinâmica”.

O presidente da Direção-geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), João Assunção, salientou que “o espaço é importante para a dinamização de projetos e da própria academia”. E o Student Hub vai ser, para o dirigente estudantil, “um polo central para resolver todas as questões e todos os desafios enquanto estudantes da UC”. João Assunção garantiu que a AAC vai estar presente e vai “trazer novas atividades, eventos e projetos” ao que classificou como um novo “espaço central da academia”.

“Mais do que novos espaços, temos de requalificar espaços que existem. Temos de dar-lhes vida e nova roupagem”, acredita o Reitor da UC, Amílcar Falcão. De acordo com o responsável, “este é um espaço de e para os estudantes”.

Reunir vários serviços num só local e a importância de um front-office foram destacados, assim como o trabalho realizado em backoffice, desde a tecnologia desenvolvida, pela Universidade, e a comunicação entre serviços. “Espero que consigamos baixar drasticamente o tempo de resposta”, afirmou Amílcar Falcão. O Student Hub é “uma infraestrutura que segue o DNA da Universidade de Coimbra”, garante ainda o Reitor. "É uma revolução da forma como vamos encarar quer a componente do atendimento e integração desse atendimento aos nossos estudantes e também é uma novidade na forma como nos vamos relacionar com os nossos estudantes para projetos que envolvem a UC", conclui.

Mais informações sobre o Student Hub em www.uc.pt/studenthub

Reveja a cerimónia de inauguração do Student Hub aqui:

Eis o que pode fazer: