UC celebra 5.ª edição do Dia da Internacionalização

O evento acontece nos dias 15 e 16 de novembro na Casa da Lusofonia e no edifício da Faculdade de Medicina no Pólo I

08 novembro, 2016≈ 3 mins de leitura

“A Gateway to Life-Changing Opportunities” é o lema do Dia da Internacionalização da UC, que chega este ano à 5.ª edição. A iniciativa acontece nos dias 15 e 16 de novembro na Casa da Lusofonia – International Student Lounge e no edifício da Faculdade de Medicina no Pólo I e é organizada pela Divisão de Relações Internacionais da Universidade de Coimbra (DRI-UC).

O objetivo do evento é incentivar a mobilidade académica, promovendo a ideia de internacionalização do percurso universitário. Filomena Marques de Carvalho, responsável da DRI-UC, considera o Dia da Internacionalização, “uma oportunidade para a Universidade celebrar o que tem feito de bom nesta área e para reflectir sobre a qualidade da sua internacionalização” e que espera que contribua para “fomentar uma cultura de internacionalização no seio da comunidade académica”.

No dia 15 é celebrado o “Partner Day”, reservado ao encontro de docentes e técnicos com responsabilidades na gestão de relações internacionais com representantes de universidades Europeias de interesse estratégico para a UC.

No dia 16 tem lugar uma “Feira de Mobilidade” aberta ao público. A Feira decorre entre as 11h00 e as 18h00 no edifício da Faculdade de Medicina no Pólo 1 e visa informar os estudantes acerca dos programas de mobilidade disponíveis, encorajando-os a integrar no seu percurso académico a realização de um períodos de estudos ou estágio no estrangeiro. As cerca de dez universidades estrangeiras convidadas apresentam-se no certame como potenciais destinos para esse período de mobilidade e estão também previstas sessões informativas sobre os processos de candidatura e os serviços de apoio à mobilidade disponibilizados pela UC e associações internacionais de estudantes, como a ESN Coimbra – Erasmus Student Network e a BEST – Board of European Students of Technology. Ao visitar a Feira os estudantes podem ainda participar num sorteio que os habilita a ganhar vouchers, malas e kits de viagem.

O programa detalhado está disponível no site da DRI-UC e as novidades sobre o evento podem ser acompanhadas no Facebook da iniciativa.