UC debate o ensino como um dos pilares de futuro para uma melhor universidade

O evento "Melhor Ensino, Mais Universidade" quis promover a reflexão sobre o Ensino Superior e a Universidade com a comunidade académica.

KP
Karine Paniza
MC
Marta Costa
08 fevereiro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Debater o papel do Ensino na universidade foi o ponto de partida do evento "Melhor Ensino, Mais Universidade". Promovida pelo Conselho Geral da Universidade de Coimbra (CG/UC) e Provedoria do Estudante da UC, a iniciativa juntou vários especialistas "para debater e aprofundar a discussão de uma das missões de uma universidade: o ensino", referiu Adérito Araújo. De acordo com o coordenador da Comissão de Ensino, Investigação e Desenvolvimento do CG/UC, "importa compreender melhor o presente e os caminhos do futuro" na área, desejando um dia "profícuo" de debate para toda a comunidade.

Com a importância da educação e do ensino em mente, também a Presidente do CG/UC, Gabriela Figueiredo Dias, defendeu a importância do encontro. Para além dos "desafios clássicos" que as universidades e o ensino enfrentam, a responsável recordou outros desafios atuais que o Ensino Superior enfrenta, sendo necessária "preparação de todos e a preocupação das universidades para um posicionamento descomprometido, fundamental para o seu sucesso".

Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque o seu navegador tem os cookies bloqueados.

Eis o que pode fazer:

"A Universidade de Coimbra adapta-se a novas realidades", acrescentou o Reitor da UC, Amílcar Falcão. O responsável acredita que se vive "um momento disruptivo", que, no âmbito do Ensino, "vai muito para além da aquisição de competências". "Discutir e refletir sobre este assunto é extremamente importante", defende o Reitor da UC. "Que este evento seja um contributo para ideias e investimento no futuro".

Durante a conferência, a Provedoria do Estudante da UC apresentou ainda resultados de uma auscultação feita sobre algumas das principais questões do corpo estudantil. “Falamos dos estudantes como se fossem todos iguais, mas não são”, referiu o Provedor, Paulo Peixoto. O responsável defende que “a pedagogia é uma relação, bidirecional, em que temos de investir”. Por isso, “dar voz aos estudantes” foi fundamental.

Organizada pela Comissão de Ensino, Investigação e Desenvolvimento do Conselho Geral da Universidade de Coimbra e pela Providoria do Estudante, a conferência "Melhor Ensino, Mais Universidade" teve lugar durante todo o dia 8 de fevereiro no Auditório da Reitoria.

Mais informações em https://www.uc.pt/melhorensino