UC Student Hub - um ano ao serviço da comunidade académica

O Student Hub passa a contar com um renovado Auditório disponível para a comunidade universitária e entidades externas.

Milene Santos
13 outubro, 2022≈ 5 mins de leitura

Na foto (da esq. para direita): João Caseiro, Presidente da DG/AAC; Amílcar Falcão, Reitor da UC; Alfredo Dias, Vice-Reitor para o Património, Edificado e Infraestruturas da UC

© UC | Paulo Amaral

A 13 de outubro de 2021 nascia na Universidade de Coimbra (UC) um espaço inovador de acolhimento, acompanhamento e aconselhamento de estudantes. Um ano depois, o UC Student Hub celebra o primeiro aniversário e reafirma-se como um espaço fulcral para a toda a comunidade académica.

Desde a sua abertura, o Student Hub (SH) tem vindo a aumentar o número de visitas. Até final de setembro do presente ano o espaço contabilizou um total de 33 340 utilizadores.

O espaço acolheu, pela primeira vez, as matrículas dos novos estudantes 2022/2023, na semana de 12 a 16 de setembro. No total, entraram no circuito estabelecido no SH, para realizar ou completar o processo individual, cerca de 2000 estudantes. Mas não só, ao longo de um ano o SH promoveu várias iniciativas, tais como, a entrega dos Prémios UC À Frente (edições 2019/2020, 2020/2021 e 2021/2022); a assinatura de 21 protocolos com instituições solidárias da região de Coimbra no âmbito do Projeto UC Social, bem como de diversos protocolos de colaboração com Centros de Formação no âmbito da iniciativa Living The Future Academy; a Universidade de Verão 2022; o Campo de Férias para Refugiados, em parceria com a Associação Académica de Coimbra e a Cruz Vermelha – Delegação de Coimbra; o Curso de formação para Professores Abordagens Interdisciplinares para a docência (AIDUC), entre muitas outras atividades.

A partir de hoje, o Student Hub conta com um renovado auditório com uma capacidade até 100 pessoas e disponível para a comunidade académica e entidades externas. As reservas podem ser feitas através do site do Student Hub - https://www.uc.pt/studenthub/ - sendo que o auditório é adaptável a conferências, aulas, espetáculos culturais, reuniões, entre outras.

"Os números de utilizadores e de projetos desenvolvidos são muito expressivos, indicando uma clara aposta da comunidade académica nas instalações do Student Hub. A abertura de um novo auditório, modernizado e tecnologicamente capacitado, é mais um passo no crescimento das valências que o Student Hub pretende oferecer. Mais novidades surgirão em breve, pois este é um espaço mutável e flexível, construído principalmente de estudantes para estudantes, de forma a albergar projetos inovadores e a acompanhar talentos", adianta a Vice-Reitora para os Assuntos Académicos e Atratividade de estudantes pré-graduados da Universidade de Coimbra, Cristina Albuquerque.

O SH constitui-se como um projeto inovador, inclusivo e sustentável, localizado, no Piso térreo do Edifício Central /Edifício FMUC (Polo I). Com um projeto interno, efetuado pelo atual Serviço de Gestão das Instalações e Património da Universidade de Coimbra, o Student Hub distribui-se por 1200m2, sendo a reabilitação do Auditório parte integrante da Fase 4, estando ainda prevista a reabilitação de outro auditório e a substituição do elevador central garantindo a acessibilidade universal a pessoas com mobilidade condicionada a todo o edifício. Com um investimento total que poderá atingir um milhão de euros, foi financiado parcialmente pelo Programa de Acessibilidades aos Serviços Públicos e na Via Pública, tendo merecido, em abril passado, a visita da Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes.

O UC Student Hub centraliza o atendimento presencial dos Serviços de Gestão Académica, Divisão de Relações Internacionais, apoios diretos dos Serviços de Ação Social e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. O Núcleo de Promoção da Empregabilidade realiza naquele espaço todo o seu trabalho de apoio ao estudante. Para além disso, também é disponibilizado um posto de venda dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra a toda a comunidade académica. No Student Hub é ainda possível reservar espaços para a realização de reuniões, iniciativas e eventos.