Um jardim para visitar usando todos os sentidos

O Jardim Sensorial é um dos novos recantos a ser explorado no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, mesmo ao lado da Avenida das Tílias, que vai mudando com as estações e estimula todos os sentidos.

Marta Costa
Ana Bartolomeu
26 julho, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Cheirar, sentir o toque, ora áspero ora macio, e até mesmo provar o sabor, há plantas que nos guiam através dos cinco sentidos. Foi assim desenhado o Jardim Sensorial do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC). Um recanto singular que nos convida a conhecer, e a olhar de outra forma, para a flora que nos rodeia.

O rabo-de-macaco ou a menta chocolate, nomenclatura popular para as espécies Cleistocactus winteri D.R.Hunt e Mentha x piperita f.citrata ‘chocolate’ respetivamente, apelam a um ou mais sentidos: a textura aveludada de uma e o aroma de um conhecido chocolate da outra andam lado a lado com as cores dos amores-perfeitos e a curiosa planta que tem o mesmo sabor de um ananás. No Jardim Sensorial encontramos um "labirinto de sensações", como explica o botânico do JBUC, João Farminhão.

Eis o que pode fazer:

O espaço tem ainda a particularidade de ser inclusivo, com sinalética que quer chegar ao máximo de pessoas possível. Para além disso, "é o único espaço no Jardim onde podemos tocar, cheirar, provar e manipular livremente as plantas", sublinha João Farminhão.

Saiba mais sobre o Jardim Sensorial do JBUC e as espécies que nele se encontram em www.uc.pt/jardimbotanico/colecoes/jardim-sensorial/