Universidade de Coimbra apresenta projeto de Campos de Férias para Refugiados

A iniciativa foi lançada no "UC Transforma e UC Social: Portugal e Brasil como Agentes de Voluntariado", que decorreu no Student Hub.

AB
Ana Bartolomeu
MS
Milene Santos
07 junho, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC l Paulo Amaral

A partir da segunda quinzena de julho, a Universidade de Coimbra (UC) organiza os Campos de Férias para Refugiados, um projeto apresentado durante o evento "UC Transforma e UC Social: Portugal e Brasil como Agentes de Voluntariado".

Em parceria com a Associação Académica de Coimbra (AAC) e a Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Coimbra, a iniciativa pretende acolher e integrar crianças e jovens com Estatuto de Refugiado, que necessitam de asilo ou de proteção internacional.

“Pretendemos enquadrá-los naquilo que são as dinâmicas da sociedade portuguesa, da própria Universidade e ajudá-los, da melhor forma possível, naquilo que nós temos para oferecer”, adianta a Vice-Reitora para para os Assuntos Académicos e Atratividade de estudantes pré-graduados, Cristina Albuquerque.

Eis o que pode fazer:

Os Campos de Férias irão envolver a comunidade universitária e os futuros estudantes refugiados vindos da Ucrânia em atividades culturais, desportivas, lúdicas e científicas.

Nas palavras de Rodrigo Branco, assistente social da Cruz Vermelha Portuguesa, esta é uma oportunidade para “disseminar e divulgar” a prática de voluntariado através da UC Transforma “que terá um papel fundamental para o recrutamento de mais voluntários”

Estão previstas três edições para este ano, cada uma com a duração de duas semanas. As inscrições estão abertas até dia 7 de julho.

Numa tarde de partilha e discussão de iniciativas solidárias, o fundador do Movimento Transforma Brasil, Fábio Silva, considerou o projeto UC Transforma “extremamente inovador”. O facto do trabalho ser desenvolvido “em rede” permite unir “talentos diferentes”, conclui o fundador do Movimento Transforma Brasil,

Cristina Albuquerque acrescenta que a iniciativa "UC Transforma e UC Social: Portugal e Brasil como Agentes de Voluntariado" é a “concretização de um conjunto de princípios e de valores que a Universidade procura promover” entre os quais os “de solidariedade, de humanismo e de abertura à comunidade”.

O evento contou ainda com o lançamento do Curso de Voluntariado, em conjunto com o Observatório da Cidadania e Intervenção Social (OCIS) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Foram também constituídos novos protocolos do projeto UC Social, plataforma que procura aumentar as práticas de cidadania ativa entre os jovens.