Universidade de Coimbra é a instituição mais sustentável em Portugal

27 junho, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC | Ana Bartolomeu

A Universidade de Coimbra foi novamente considerada a instituição de ensino mais sustentável em Portugal e a 154ª do mundo, desta vez pelo ranking mundial Quacquarelli Symonds World University Ranking 2024 (QS WUR), divulgado esta terça-feira. É a primeira vez que este indicador é incluído no QS WUR e, para este resultado, foi avaliado o impacto social e ambiental das universidades bem como dos centros de ensino e de investigação. Foram considerados critérios como o impacto que os antigos alunos das instituições estão a ter na ciência e tecnologia para resolver problemas climáticos, até ao impacto da investigação que está a ser desenvolvida nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

“Uma vez mais, a Universidade de Coimbra é reconhecida como a universidade mais sustentável em Portugal e uma das mais sustentáveis do mundo. É com enorme satisfação que vemos também este prestigiado ranking a atestar os nossos esforços perante os desafios da sustentabilidade, depois de no início do mês termos sido reconhecidos pelo quarto ano consecutivo pelo Times Higher Education Impact Rankings”, declara o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

Na classificação geral do QS WUR 2024, que avalia a qualidade das instituições de ensino superior mundiais de acordo com 9 indicadores, a Universidade de Coimbra subiu 87 posições comparativamente à edição passada, ocupando agora o 351º lugar, em mais de 1500 universidades de todo o mundo, o maior universo até hoje analisado no âmbito deste ranking.

A nível nacional, a Universidade de Coimbra destacou-se também no indicador International Students, sendo considerada a segunda melhor universidade portuguesa na captação de estudantes internacionais.

Já a nível global, além da Sustentabilidade, a UC também se destacou nos indicadores International Research Network (153º lugar), que reflete a capacidade das instituições para diversificarem a geografia da sua rede de investigação internacional, Academic Reputation (304º lugar), que avalia a perceção de docentes/investigadores de todo o mundo sobre as melhores instituições de investigação e Citation per Faculty (329º lugar), que avalia o número médio de citações por docente/investigador.

Além dos indicadores já mencionados, o QS WUR avaliou também o desempenho das instituições no que diz respeito a Employment Outcomes, Employer Reputation, Faculty Student Ratio e International Faculty.