Universidade de Coimbra e Universidade Aberta assinam Acordo de Consórcio para Ensino a Distância

22 julho, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Os Reitores da Universidade de Coimbra (UC) e da Universidade Aberta (UAb) assinam na próxima quinta-feira, 23 de julho, pelas 15h30, na Biblioteca Joanina da UC, um Acordo de Consórcio.

Este Consórcio pretende dar resposta aos desafios colocados ao ensino superior pelas novas tecnologias de comunicação e criar uma oferta de referência de ensino a distância em língua portuguesa no mundo, sem exclusão de outras línguas, em todas as áreas do conhecimento.

De acordo com o Reitor da UC, João Gabriel Silva, “o ensino a distância vai seguramente crescer muito em importância”. Uma Universidade com carácter global como é a UC, afirma, “também tem de ter oferta relevante a distância, nomeadamente cursos conferentes de grau. Esta parceria traz-nos essas possibilidades”. O Reitor da UAb, Paulo Dias, sublinha que o Consórcio vai capacitar ambas as universidades para “trabalhar num espaço de internacionalização, ser capaz de sair e estar em todo o mundo”. Para a UAb, o acordo significa ainda “a expansão da capacidade de desenvolvimento”, refere Paulo Dias.

A complementaridade materializa-se no facto de a UC ser uma instituição de ensino superior tipicamente presencial e a UAb se ter especializado no ensino a distância. Deste modo, o consórcio surge como uma vantagem única que enriquece a rede de Ensino Superior em Portugal.

A cerimónia de assinatura do Acordo de Consórcio entre a UC e a UAb vai contar com a presença do Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, e do Secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes.

Mais informações sobre o Consórcio aqui.