Universidade de Coimbra estreia exame presencial digital

160 alunos da FMUC realizaram um exame presencial em tablets através da plataforma UC Exams.

Maria Cano
Milene Santos
Ana Bartolomeu
04 janeiro, 2024≈ 3 mins de leitura

© DR

No ano passado, a Universidade de Coimbra (UC) já tinha realizado mais de 100 exames remotos em cursos b-learning, envolvendo quase 10.000 estudantes através da plataforma UC Exams. A novidade agora é a passagem para exames presenciais digitais.

Depois do primeiro teste real no final de novembro na cadeira de Radiologia, hoje, 4 de janeiro, foi realizado um exame à mesma cadeira na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) com 160 estudantes.

Construída para ser intuitiva e promover a autoaprendizagem, a plataforma permite que os estudantes comecem automaticamente a resolver os exames mesmo que nunca tenham contactado com a interface. “De acordo com os testes já realizados, em ambiente real, percebemos que os estudantes começam a responder quase de imediato após o exame ser iniciado, o que comprova a eficácia”, adianta o responsável da UC Framework, estrutura que fornece soluções digitais à medida para a UC, Valentim Branquinho.

Durante o exame, os estudantes presentes conseguiram interagir de forma rápida e fácil com a plataforma, havendo apenas dois problemas de autenticação rapidamente resolvidos pela equipa da UC Framework.

O professor catedrático da FMUC, Filipe Caseiro Alves, precursor na utilização desta plataforma em contexto real e responsável pelo exame de Radiologia, aponta como vantagens a ferramenta ser “utilizada presencialmente e com elevado nível de segurança”, possibilitando a colocação de “gráficos e imagens com a qualidade resolutiva máxima”.

Os estudantes também reconhecem vantagens em realizar exames neste formato. “É fácil e rápido de entender”, refere Marta Delgado dos Santos, estudante de Medicina.

A nova plataforma UC Exams “pretende disponibilizar interfaces de gestão e participação simples, claros e apelativos” para estudantes e docentes, explica Valentim Branquinho.

No caso dos exames presenciais, a UC Exams funciona com interfaces da UC DigitalPad. “Todos os componentes procuram reduzir a distração, facilitar a leitura dos enunciados e de todas as opções de resposta, bem como tornar clara e rápida a noção de progresso geral da sua participação”, esclarece Valentim Branquinho.

E porquê uma aposta nesta plataforma digital customizada para a UC? O Vice-Reitor da UC para os Recursos Humanos, Financeiros e Serviços de Ação Social, Luís Neves, explica que a “intenção é de conseguir tornar os exames mais eficientes do ponto de vista da celeridade da correção dos mesmos e também, obviamente, a desmaterialização, para evitar a quantidade de gasto de papel que tínhamos anualmente”.

Considerando o piloto realizado na Faculdade de Medicina “concluído com sucesso”, Luís Neves adianta que agora é altura de “possibilitar esta tecnologia também para utilização de outras faculdades”, prevendo “uma progressiva adaptação desta nova forma de fazer exames em toda a Universidade”.

Além da FMUC, a Faculdade de Direito (FDUC) e a Faculdade de Economia (FEUC) também têm acompanhado os desenvolvimentos da plataforma. A UC Framework adianta que até março é expectável que se façam os primeiros exames piloto na Faculdade de Direito.

Para o professor auxiliar da FDUC, João Pedro Rodrigues, a grande vantagem “está na própria correção dos testes”, que é automática no caso de escolhas múltiplas e facilitada no caso de respostas escritas, uma vez que não implica “decifrar caligrafias muitas vezes ilegíveis”.

No caso dos alunos, João Pedro Rodrigues considera que é um ambiente com o qual estão “muito familiarizados” acrescentando que “não é raro encontrarmos pessoas que escrevem inclusivamente mais rápido no computador do que à mão”. Além disso, a plataforma permite “acelerar muito o tempo de correção e o lançamento das notas”, acrescenta.

Estando a dar os primeiros passos na utilização presencial, o objetivo é que a plataforma UC Exams seja conhecida e utilizada por mais docentes e faculdades. Aliás, a UC Framework explica que a “ligação da FMUC, da FDUC e da FEUC à nova plataforma, nesta fase, foi iniciada através de canais informais, no contexto de outros temas e apresentações”, aproveitando para convidar “todos os docentes a experimentarem a nova versão da plataforma de exames, já disponível na UC Teacher (versão beta)”.

Como funciona a nova UC Exams?

• Disponível na UC Teacher para docentes e na UC Student para estudantes
  • Permite realizar exames remotos e presenciais
  • Os exames presenciais são feitos num tablet, com recurso à solução UC DigitalPad, entregue aos estudantes no momento do exame. Após autenticação com código QR (utilizando a aplicação UC One) ou inserindo os dados da sua conta institucional, o estudante coloca um código único de seis dígitos projetado na sala e acede ao exame.
  • Durante o exame, o estudante tem ferramentas que apoiam o seu progresso como um resumo das questões respondidas, a informação do tempo restante, ou a possibilidade de ajustar o tamanho dos conteúdos para facilitar a leitura.
  • Para os docentes, a plataforma disponibiliza dois interfaces principais:
    • Área de gestão de exames: possibilidade de criar múltiplas versões, gestão de responsável e editores / monitores de exames, gestão de participantes, acesso às respostas de todos os participantes, acesso à pauta e a uma área de auditoria detalhada.
    • Dashboard Live para uma monitorização eficaz da realização de exames em tempo real.