Universidade de Coimbra inicia empreitada de reabilitação e conservação da Biblioteca Joanina

Obra visa a reabilitação de cobertura, fachadas (com exceção da fachada principal, recentemente intervencionada) e caixilharias do edifício e deverá ficar concluída no primeiro trimestre de 2024

RS
Rui Marques Simões
08 fevereiro, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC | Ana Bartolomeu

Iniciou-se esta semana uma empreitada de reabilitação e conservação da Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra (UC). A obra, orçamentada em mais de um milhão de euros, incide sobre a cobertura e as fachadas do edifício mais emblemático do Património Mundial da UC.

Promovida no âmbito da estratégia de preservação, beneficiação e salvaguarda do património histórico edificado da Universidade de Coimbra, que tem implicado desde 2020 o lançamento de várias obras de recuperação e conservação dos edifícios do Paço das Escolas, a empreitada na Biblioteca Joanina abrange a reabilitação de cobertura, fachadas (com exceção da fachada principal, recentemente intervencionada) e caixilharias do edifício.

A recuperação da cobertura – incluindo reforços estruturais pontuais, nas entregas das linhas nas paredes de alvenaria e nos frechais – visa reforçar e proteger no extradorso do teto pintado, no sentido de conferir maior estabilidade ao conjunto.

Nas fachadas pretende-se recuperar o reboco, substituindo apenas a massa de esboço por outra de caraterísticas mais compatíveis com as paredes de alvenaria de pedra, mantendo-se a cor branca. A eliminação de zonas de reboco em desagregação, fissuras e fraturas contribuirá para a proteção da parede de alvenaria e para a preservação do interior do edifício.

Nas caixilharias, vão ser feitas reparações e substituições, sempre que necessário, com o mesmo tipo de materiais, com controle de estabilização higrométrico.

Esta empreitada, que deverá ficar concluída no primeiro trimestre de 2024, será complementada com intervenções de melhoria do circuito elétrico e das condições de acessibilidade ao edifício.

Durante a obra, como em outras empreitadas recentes no Paço das Escolas, será instalada uma cobertura provisória, para proteção suplementar do edificado.

“Ter a cargo um Bem como a Biblioteca Joanina é uma grande honra, mas também uma imensa responsabilidade a que procuramos sempre dar resposta da melhor forma. Isso implica investir permanentemente na reabilitação e conservação do edifício, como fazemos na empreitada agora lançada e em outras iniciativas de preservação do espaço e do seu espólio que continuaremos a promover”, afirma o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

Sobre a Biblioteca Joanina:

Obra-prima do barroco português e uma das mais belas bibliotecas a nível mundial, a Casa da Livraria foi edificada (entre 1717 e 1728) sob o patrocínio de D. João V – adotando a designação de Biblioteca Joanina em homenagem ao seu patrono.

Concebida como um espaço nobre de armazenamento e partilha dos conhecimentos recebidos dos quatro cantos do mundo, a Biblioteca Joanina conserva hoje um riquíssimo espólio de cerca de 58 mil livros (maioritariamente editados entre o início do século XVI e o final do século XVIII).

Além de ser um dos ex-libris turísticos da Universidade de Coimbra, visitado anualmente por cerca de 500 mil pessoas, a Joanina é também uma biblioteca viva: a generalidade do seu acervo está disponível para ser consultada (por investigadores e demais interessados), através de uma requisição específica, na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.