UC avança com projeto de oito milhões de euros para digitalizar 30 mil livros centenários da Biblioteca Joanina

Iniciativa será realizada até 2030 com apoio financeiro da Autoridade Literária de Sharjah, um dos Emirados que constituem os Emirados Árabes Unidos.

R(
Rui Marques Simões (texto)
K(
Karine Paniza e Ana Bartolomeu (vídeo)
21 fevereiro, 2024≈ 3 mins de leitura

© UC | DCOM

A Universidade de Coimbra (UC) vai iniciar a partir de março o projeto de digitalização do acervo histórico da Biblioteca Joanina. A construção da Biblioteca Joanina Digital (Joanina Digital Library) – que, até 2030, deverá integrar as cerca de 30 mil obras centenárias guardadas no piso nobre [principal] da biblioteca – avançará no âmbito de uma parceria com a Autoridade Literária de Sharjah (Sharjah Book Authority – SBA), que vai financiar o projeto com perto de oito milhões de euros (numa ação com o alto patrocínio do chefe de Estado de Sharjah, o Xeque Sultan bin Muhammad Al-Qasimi, distinguido em 2018 como Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra).

O memorando de entendimento, que estabelece os termos do projeto de cooperação e colaboração entre a UC e a SBA, foi assinado esta quarta-feira, 21, pelo Reitor da UC, Amílcar Falcão, e pelo Presidente da SBA, Ahmed Bin Rakkad Al Ameri, numa cerimónia realizada precisamente na Biblioteca Joanina. A rodeá-los, nas estantes da biblioteca, estiveram os livros dos quatro cantos do mundo, maioritariamente editados entre inícios do século XVI e finais do século XVIII, que são o objeto principal desta parceria.

O objetivo é avançar progressivamente, ao longo de seis anos, com a digitalização dos cerca de 30 mil livros do piso principal da Biblioteca Joanina (que integram o catálogo de dois milhões de obras da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra) – começando, numa fase-piloto, nos primeiros 12 meses, pela coleção de publicações sobre o Médio Oriente, que será designada como “Biblioteca Sultan bin Muhammad Al-Qasimi”.

Todas estes livros – um acervo de valor incalculável, incluindo obras europeias de renome (como o De humani corporis fabrica, de Vesalius, ou a Astronomia nova, de Kepler) e muitas delas inéditas em formato digital (como o Atlante Veneto, atlas gravado por Coronelli, ou a primeira tradução portuguesa da Teoria das Marés, de Isaac Newton) – vão ficar disponíveis num repositório digital, em acesso aberto (livre e gratuito). Assim, além de ficarem acessíveis, à distância de um clique, às 500 mil pessoas que em média visitam anualmente a Biblioteca Joanina, vão também poder ser consultados por leitores e investigadores de todo o mundo.

Para lá de ficarem acessíveis online, na plataforma desenvolvida pela UC (que cuidará de todo o processo de digitalização, catalogação, arquivo e desenvolvimento das soluções tecnológicas), as coleções da Biblioteca Joanina Digital serão também disponibilizadas no portal do património cultural digital Europeana, que agrega livros, filmes e música provenientes de milhares de instituições culturais europeias.

O Reitor da Universidade de Coimbra realça a importância deste projeto, que deverá contribuir para a criação de um novo modelo de digitalização de coleções de livros antigos de bibliotecas históricas. “Este projeto constitui uma oportunidade única para a projeção, no universo digital, de uma das mais belas bibliotecas do mundo, estimulando soluções técnicas disruptivas e investigação inovadora, ao mesmo tempo que permitirá zelar pela curadoria e preservação deste acervo bibliográfico precioso e único”, declara Amílcar Falcão.

O Presidente da Autoridade Literária de Sharjah enfatiza a importância desta colaboração. "Sob a liderança visionária de Sua Alteza Xeque Dr. Sultan bin Mohammed Al Qasimi, Sharjah tornou-se um farol de iluminação. O projecto 'Sultan bin Muhammad Al-Qasimi Libraty' reflete isto à escala global. Aproveitando a experiência em digitalização da Universidade de Coimbra, pretendemos estabelecer uma biblioteca digital de grande importância académica. A Joanina Digital Library não só fornecerá acesso à preciosa coleção da Biblioteca Joanina, mas também funcionará como um canal para o conhecimento histórico, promovendo uma compreensão mais profunda entre continentes e épocas. Esta iniciativa solidifica ainda mais os laços entre Sharjah e Portugal, tendo em vista o intercâmbio e a preservação cultural”, afirma Ahmed Bin Rakkad Al Ameri.