Universidade de Coimbra lança campanha “Salvar o Futuro”

A campanha é lançada precisamente na data em que se celebra o Dia Mundial da Terra.

22 abril, 2021≈ 4 mins de leitura

© NMAR UC

No mesmo dia em que se assinala o Dia Mundial da Terra (22 de abril), a Universidade de Coimbra lança a campanha “Salvar o Futuro” – salvarofuturo.uc.pt.

A Universidade de Coimbra quer liderar a luta pela construção de um novo de modelo de sociedade, que não comprometa a existência das gerações futuras, por isso, a através desta campanha, pretende recolher contributos de mudanças de comportamentos que ajudem a fazer um pouco mais pelo planeta.

O principal objetivo da campanha “Salvar o Futuro” é alertar e consciencializar a sociedade no seu todo, incluindo entidades públicas e privadas, associações, organizações não-governamentais, empresas, escolas e os cidadãos em geral para os vários problemas associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A campanha pretende mobilizar e incentivar o público em geral, e todos os públicos-alvo, a agir, partilhando soluções que promovam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, através da plataforma salvarofuturo.uc.pt .

A Universidade de Coimbra, enquanto universidade mais sustentável em Portugal, tem consciência que o futuro do planeta e a concretização dos ODS só serão possíveis se se trabalhar em conjunto para promover a igualdade das sociedades e combater todas as formas de desigualdade. Por isso, a UC assume nesta campanha um papel importante na consciencialização da sociedade e no desenvolvimento de novas soluções.

De acordo com o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, “a Universidade de Coimbra está fortemente comprometida com a Agenda 2030, consciente do contributo que pode dar enquanto instituição de ensino superior para a mudança de comportamentos e assim contribuir para um futuro mais sustentável e inclusivo.”

A campanha surge ainda no âmbito do recente resultado alcançado pela Universidade de Coimbra (UC) no ranking The Times Higher Education Impact Rankings 2021, no qual a UC é a instituição mais sustentável em Portugal e a 21ª do mundo. hoje. Com um score total de 92.7 em 100, a UC foi a instituição com um melhor desempenho global em Portugal no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Ao nível dos objetivos individuais, a UC está no top 3 mundial no objetivo número 2 “Erradicar a fome” e no top 13 no objetivo número 9, “Indústria, Inovação e Infraestruturas”.

Todos juntos podemos fazer a diferença. Conheça a campanha e participe em salvarofuturo.uc.pt.

Milene Santos

Notícia relacionada: Universidade de Coimbra é a instituição mais sustentável em Portugal e a 21ª do mundo