Universidade de Coimbra prepara-se para dar o "salto quântico" com a IBM

Sinergia entre Universidade de Coimbra, IBM Portugal, Câmara Municipal de Coimbra e Softinsa traz centro de inovação tecnológica para a cidade, na área da computação quântica.

Ana Bartolomeu
KP
Karine Paniza
29 setembro, 2023≈ 3 mins de leitura

Da esquerda para a direita: Ricardo Martinho, presidente da IBM Portugal; José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra; Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra; e Henrique Mourisca, diretor geral da Softinsa.

© UC l Ana Bartolomeu

Coimbra vai acolher um centro de inovação tecnológica na área da computação quântica. O anúncio foi feito após a assinatura de um protocolo de cooperação entre a Universidade de Coimbra (UC), a IBM Portugal, a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e a Softinsa.

"É uma área de ponta que nos interessa bastante", admite o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão. Recordando o longo historial da UC na área da computação, "foi na Universidade de Coimbra que nasceu o primeiro computador totalmente português", Amílcar Falcão acredita que esta parceria vai permitir "dar o salto quântico".

Entre dois a cinco anos, "irá haver uma grande alteração na forma de analisar dados e na cibersegurança". A computação de amanhã vai ser "diferente na génese, na abordagem, na filosofia e nos resultados", um futuro para o qual a Universidade de Coimbra vai contribuir "quer na formação, quer na investigação e no desenvolvimento", conclui Amílcar Falcão.

"E porquê Coimbra? Porque faz claramente a diferença o envolvimento, o esforço incansável, o compromisso e a visão que sentimos por parte da liderança da CMC e da UC", reforça o presidente da IBM Portugal, Ricardo Martinho.

A criação de um centro de inovação tecnológica é apenas uma das mais-valias da sinergia. O acordo de cooperação pretende elaborar um Programa de Desenvolvimento Integrado para a região Centro que "utilizará o município de Coimbra como cidade modelo", explica o presidente da IBM Portugal, Ricardo Martinho. Coimbra "será um laboratório vivo para testar funcionalidades e adaptar novas funções à realidade da cidade" com a finalidade de melhorar o bem-estar dos cidadãos e o ecossistema empresarial.

"E porquê Coimbra? Porque faz claramente a diferença o envolvimento, o esforço incansável, o compromisso e a visão que sentimos por parte da liderança da CMC e da UC", reforça o presidente da IBM Portugal. Ricardo Martinho promete "privilegiar os talentos de Coimbra no recrumento", contribuindo para a criação de emprego e para a retenção de profissionais qualificados.

Eis o que pode fazer:

"Para nós é um enorme desafio estarmos associados à IBM", afirma o presidente da Câmara Municipal, José Manuel Silva, "mas também uma tremenda oportunidade". Numa referência aos jovens talentos formados nas instituições de ensino superior do concelho, em especial na UC, o presidente da autarquia defende que é "obrigação da cidade dar a oportunidade a esses novos talentos de se fixarem em Coimbra".

A instalação de um centro de inovação tecnológica da IBM em Coimbra é "um ato extraordinariamente relevante e é um caminho de futuro que pretendemos trilhar com esta parceria", conclui José Manuel Silva.

O acordo foi celebrado no âmbito do Coimbra Invest Summit 2023 e vai desenvolver-se em três eixos: Coimbra Cidade do Futuro, Coimbra Cidade Mais Inclusiva e Coimbra Cidade Quantum.