Eventos

Universidade de Coimbra recebe espólio da antiga Primeira-Ministra Maria de Lourdes Pintasilgo

28 novembro, 2014≈ 2 mins de leitura

© UC | CD25A

O vasto arquivo privado da antiga Primeira-Ministra Maria de Lourdes Pintasilgo, constituído pelos documentos recebidos e elaborados ao longo da sua vida e no âmbito dos diferentes cargos políticos, sociais e académicos que desempenhou, vai ser doado ao Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra (CD25A) pela Fundação Cuidar O Futuro.

A cerimónia oficial de doação do espólio vai decorrer, na próxima terça-feira, dia 2 de dezembro, pelas 14h30m, na Sala do Senado (Paço das Escolas), seguida da apresentação da obra «Para um Novo Paradigma: um mundo assente no cuidado», uma antologia de textos da autoria de Maria de Lourdes Pintasilgo. Esta obra, editada pela Fundação Cuidar O Futuro, é apresentada por José Manuel Pureza.

O processo de integração do arquivo-espólio de Maria de Lourdes Pintasilgo no Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra teve início ainda em vida da sua autora. Em contactos mantidos com o então diretor do CD25A, Boaventura Sousa Santos, a antiga Primeira-Ministra manifestou vontade em doar ao Centro documentos de caráter político e pessoal que tinha compilado e organizado ao longo de décadas de vida pública.

Partilhe