Vem aí mais uma edição da “Tese de Doutoramento em 3 Minutos” da Universidade de Coimbra

Estão abertas as inscrições para a 5.ª edição da UC 3MT. O vencedor da edição de 2023 explica a importância da iniciativa para os estudantes de doutoramento.

Ana Bartolomeu
KP
Karine Paniza
13 dezembro, 2023≈ 2 mins de leitura

Robert Junqueira, investigador do Instituto de Estudos Filosóficos da FLUC, foi o vencedor da 4.ª edição da UC 3MT

© UC l Ana Bartolomeu

O desafio é apresentar a tese de doutoramento em apenas três minutos. Na última edição da “Tese de Doutoramento em 3 Minutos” da Universidade de Coimbra – UC 3MT cerca de duas dezenas de estudantes da Universidade de Coimbra (UC) chegaram à final. "Toda a gente saiu contente e, num certo sentido, a ganhar", conta o vencedor da 4.ª edição da UC 3MT, Robert Junqueira.

O estudante da Faculdade de Letras da UC (FLUC) e investigador do Instituto de Estudos Filosóficos da FLUC conquistou o primeiro lugar com a tese "O Curso Jesuíta de Coimbra como Fonte da Lógica Semiótica de Charles S. Peirce". "Foi uma oportunidade para pôr o trabalho da tese numa perspetiva renovada e identificar algumas vulnerabilidades", revela. O desafio de sintetizar é ainda maior quando se trata de um doutoramento porque "na tese estamos a expandir e ali (UC 3MT) estamos a abreviar", conta Robert Junqueira.

Participar na iniciativa revelou ser "uma boa chance para me superar a mim mesmo" e também de "ganhar alguma coragem." Robert Junqueira convida todos os estudantes de doutoramento da UC a participar na UC 3MT, garantindo que "vai ser uma experiência gratificante".

Eis o que pode fazer:

As candidaturas estão abertas até dia 15 de janeiro de 2024. A inscrição é feita através de um formulário online e inclui o envio de um vídeo onde o candidato tem de apresentar a tese em três minutos.

Os 20 melhores vídeos passam à fase seguinte, na qual os participantes vão ter uma formação de oito horas relacionada com a comunicação de ciência. O grande vencedor da UC 3MT vai ter ainda a oportunidade de chegar à final da competição Coimbra Group Universities - CG 3MT, caso seja um dos três selecionados entre as instituições a concurso. Conheça o regulamento da competição aqui.