Verão nos laboratórios para jovens

CNC volta a abrir os seus laboratórios aos alunos do ensino secundário.

21 junho, 2016≈ 3 mins de leitura

© DR

Já estão abertas as inscrições para a iniciativa “Ciência Viva no Laboratório – Ocupação Científica de Jovens nas Férias”. De 25 a 29 de Julho, o Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC) convida os estudantes do ensino secundário a passar o verão nos seus laboratórios gratuitamente.

Os participantes vão ter a oportunidade de cultivar neurónios e analisá-los ao microscópio, conhecer as partes do cérebro que controlam o apetite, o efeito do envelhecimento no cérebro, a influência da diabetes e da obesidade na produção de energia das células, aprender as bases da reprogramação celular, entre outras atividades.

Adicionalmente, os alunos podem ainda aprender estratégias de comunicação de ciência sobre os diferentes tópicos de investigação.

Os jovens serão incluídos nos diferentes grupos de investigação do CNC e terão acesso prático a diferentes técnicas laboratoriais, contribuindo para os trabalhos científicos dos grupos e convivendo de perto com cientistas.

O CNC participa neste projeto da Ciência Viva desde 1997, propondo o contacto de jovens estudantes com a investigação de ponta, contribuindo igualmente para o esclarecimento das áreas científicas que prosseguirão na universidade.

A participação na iniciativa é gratuita, com lugares limitados, sendo assegurado almoço. Os participantes poderão beneficiar igualmente de alojamento e jantar em Coimbra quando a distância relativamente à residência o justifique.

Os estágios do CNC poderão ser consultados em www.cnbc.pt/outreach/outreach00_sch.asp. As inscrições encontram-se abertas no site da Ciência Viva (www.cienciaviva.pt/estagios/jovens/ocjf2016/), onde se pode consultar toda a oferta de estágios.