Vice-Reitor da UC toma posse como conselheiro do Centro Nacional de Investigação Científica francês

Delfim Leão é o primeiro docente e investigador português convidado, na qualidade de “personalidade científica estrangeira”, para integrar o Conselho Científico de Instituto do CNRS para as Humanidades e Ciências Sociais.

RS
Rui Marques Simões
16 janeiro, 2024≈ 3 mins de leitura

O Vice-Reitor da Universidade de Coimbra para a Cultura, Comunicação e Ciência Aberta, Delfim Leão, tomou posse esta terça-feira (dia 16) como membro do Conselho Científico de Instituto do Centre National de la Recherche Scientifique (Centro Nacional de investigação Científica – CNRS, na sigla original) de França, para a área das Humanidades e Ciências Sociais.

Nomeado em dezembro de 2023, para um mandato que se estende até finais de 2028, Delfim Leão é o primeiro docente e investigador português convidado para estas funções, na qualidade de “personalidade científica estrangeira”. Enquanto membro do Conselho Científico de Instituto do CNRS para as Humanidades e Ciências Sociais terá – entre outras – funções de aconselhamento e acompanhamento do Diretor do organismo e de reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido nas áreas em causa.

“O convite para integrar, enquanto especialista estrangeiro, o Conselho Científico do CNRS, na área das Humanidades e Ciências Sociais, constitui uma oportunidade única para contribuir para a definição de políticas científicas com fortíssima projeção internacional. Representa ainda um estímulo para alinhar a atividade científica da Universidade de Coimbra com práticas internacionais de referência”, refere o Vice-Reitor, também Professor Catedrático da Faculdade de Letras e investigador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra.

O Centre National de la Recherche Scientifique tem dez Conselhos Científicos de Instituto, divididos por área do saber. Cada conselho tem 24 membros, 12 dos quais propostos pelo presidente do CNRS (de acordo com o seu perfil de especialização). A proposta de Delfim Leão para o cargo foi aprovada por unanimidade pelos membros do Conselho Científico Geral do CNRS.

Partilhe