Wellbeing@UC promove o bem-estar da Comunidade

Nos dias 6 e 8 de novembro várias centenas de elementos do corpo técnico da UC e SASUC assistiram a sessões sobre saúde e bem-estar.

Marta Costa
Maria Cano
09 novembro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

"A vida é uma troca. Temos de saber dar, mas também ter a capacidade de receber". A partilha de Carla Andrino, psicológica e atriz portuguesa, foi uma das sessões mais participadas dos dois dias de formação dedicados ao bem-estar e saúde mental na Universidade de Coimbra (UC). A segunda edição do ciclo Wellbeing@UC, nos dias 6 e 8 de novembro, ocupou-se de temas como bem-estar financeiro, nutrição, sono, exercício físico ou compaixão.

A segundo edição do Wellbeing@UC foi "uma mais-valia", segundo o Vice-Reitor Luís Neves. Responsável pelos Recursos Humanos na UC, Luís Neves garantiu que o "programa excelente e diversificado" permitiu " dar competências" ao corpo técnico da UC e dos Serviços de Ação Social da UC (SASUC). E foram 340 os participantes nos diversos painéis.

O sentimento geral dos participantes foi “positivo”, com vários a considerarem o evento importante enquanto difusor de dicas e ferramentas nas áreas da saúde física e mental e do bem-estar geral.

"Este tipo de eventos são muito importantes para o que é a nossa visão de como queremos estar na UC", garantiu o Reitor, Amílcar Falcão. Uma Universidade que tem vindo a ganhar "mais espírito coletivo e maior sentido de pertença" aos olhos exteriores, tem, ao mesmo tempo, "a necessidade de ter as pessoas motivadas e felizes para vir trabalhar todos os dias", defende Amílcar Falcão.

Além das sessões, os participantes tinham à disposição uma Feira da Saúde. Diferentes atividades e a presença de Unidades e Serviços da UC. De destacar a possibilidade de realizar rastreios cardiovasculares, a cargo do Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra.

O objetivo, tanto na primeira edição online em 2021 como agora em formato presencial, foi realizar um evento "que se caracterizasse pelo objetivo de consciencializar e promover a saúde psicológica nos nossos trabalhadores". De acordo com a diretora do Serviço de Gestão de Recursos Humanos da UC, Helena Matos, "mais do que fornecer respostas ou soluções chave na mão, queremos lançar as questões orientadoras, para que possam iniciar uma mudança em prol do bem-estar e da saúde psicológica de cada um, nas vossas vidas profissionais, mas também pessoais".

Bem-estar financeiro, nutrição, exercício físico, yoga, regulação emocional através da arte, compaixão, sono e felicidade do ser humano foram as temáticas em destaque nos dois dias de formação que juntaram elementos do corpo técnico da UC e dos SASUC no Auditório da Reitoria da Universidade.

Mais informações sobre o evento aqui.