Olhar (e investigar) o espaço está mais perto da UC

Universidade de Coimbra recebeu o mais recente polo do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, centro de referência para a investigação em astronomia e ciências do espaço.

07 julho, 2021≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) é “um instituto de referência nacional, que procura reunir toda a investigação em astronomia e ciências do espaço que se faz em Portugal”. Chegou à Universidade de Coimbra (UC) pela mão de cinco investigadores “que tinham vontade de desenvolver uma área que ainda não estava contemplada no Centro de investigação do IA”, revela a a responsável pelo polo na UC, Teresa Barata.

Agora, vão estudar áreas como a Física Solar, com a componente de Física Solar para alterações climáticas, o “Space Weather” e “Space Weathering” ou meteorologia espacial  e a investigação em “Space Debris”, ou lixo espacial.

Apesar de ainda no início, Teresa Barata acredita que o instituto está “a fazer tudo para projetar a nossa área de investigação, o IA e a Universidade de Coimbra” e com isso “acelerar o desenvolvimento das áreas de pesquisa”.

Com a criação do polo da UC, o IA encontra-se agora em três Universidades portuguesas. Na UC, o polo está sediado nas instalações do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

 

Marta Costa e Karine Paniza
Partilhe