Direitos Penal e Processual Penal em destaque no curso avançado para Magistrados Judiciais e do Ministério Público angolanos

Formação realiza-se entre 11 e 29 de janeiro no Colégio da Trindade.

11 janeiro, 2021≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

A 11 de novembro de 2020, Angola aprovou “dois códigos pilares: o Código Penal e o Código de Processo Penal”, afirma Anabela Miranda Rodrigues. De acordo com a docente da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) “ter os dois diplomas em vigor, é um momento que é um marco em Angola”. Durante a sessão de abertura do curso de formação avançada em Direito Penal, Direito Processual Penal e Programas de Compliance” dirigida a Juízes Conselheiros do Tribunal Supremo e Procuradores-Gerais Adjuntos de Angola, que coordena juntamente com Maria João Antunes, Anabela Miranda Rodrigues afirmou que “temos à nossa frente os grandes obreiros pois é com os magistrados que os diplomas vão provar a sua eficiência e eficácia e permitirão realizar os valores fundamentais dos estado de direito democrático”.

O Procurador Geral Adjunto de Angola, Pascoal Joaquim, quis “expor a enorme satisfação pela concretização de um momento que marca uma alteração profunda” no país. Com a publicação dos códigos, aprovados a 11 de novembro de 2020, “decorrentes das reformas do direito e da justiça, é inquestionável a realização de ações de formação”, acrescentou. “A composição do nosso grupo [com magistrados públicos e judiciais] solidifica a convivência salutar entre ambos e assinala o início de uma nova era”, sublinhou ainda Pascoal Joaquim.

A organização do curso de formação avançada na Universidade de Coimbra demonstra, para o Reitor da UC, que “a Universidade sempre uniu e continuará a unir a comunidade lusófona no mundo”. Amílcar Falcão acredita que iniciativas do género se tornam “momentos marcantes para as relações luso angolanas e para a agregação do mundo lusófono”. De acordo com o Reitor da UC, “são peças-chave para o futuro de uma potência como Angola”.

Notícia relacionada: /noticias/artigos/formacao-de-altos-magistrados-angolanos-na-universidade-de-coimbra/

Veja algumas fotografias do evento:

Formação de altos magistrados angolanos na Universidade de Coimbra

Marta Costa e Karine Paniza