Duarte Nuno Vieira eleito Presidente da Academia Nacional de Medicina de Portugal

A ANMP integra a Federação Europeia de Academia de Medicina, um dos mais relevantes órgãos científicos médicos no espaço europeu, bem como a Associação Latino-americana de Academias Nacionais de Medicina.

20 julho, 2021≈ 4 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

Duarte Nuno Vieira, Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), acaba de ser eleito em sufrágio secreto, Presidente da Academia Nacional de Medicina de Portugal (ANMP), a mais relevante e prestigiada associação científica e cultural médica portuguesa.

Duarte Nuno Vieira é, assim, o 4º Presidente da ANMP no Séc. XXI, funções que exercerá durante o triénio 2021-2024, sucedendo aos Professores João Lobo Antunes, Manuel Antunes e Fátima Carneiro, que a ela tinham presidido desde o início do século em curso.

A ANMP integra um máximo de 50 académicos titulares, eleitos por votação secreta entre os seus pares, após serem propostos por um deles ou pela Direção, ocupando a cadeira para a qual foram eleitos até à respetiva jubilação ou aposentação, altura em que passam à situação de Académicos Eméritos. São ainda membros da Academia 100 académicos correspondentes, também escolhidos por votação secreta, sendo entre estes que habitualmente são selecionados os que chegam a Académicos Titulares.

Entre os objetivos e atribuições da ANMP, conta-se a promoção da investigação científica nos domínios da Medicina e da Biologia; a sua participação na discussão dos grandes temas nacionais sobre saúde, educação médica pré e pós-graduada, investigação biomédica e na formação do conhecimento científico; e a produção de relatórios e memórias sobre temas de saúde e demais assuntos de índole médica, social e cultural, por sua iniciativa ou por solicitação de órgãos do Estado ou organizações privadas. A ANMP tem ainda por atribuição a edição de publicações científicas e o reconhecimento e a consagração do mérito científico.

O novo Presidente ocupa a Cadeira nº XI da Academia, na qual sucedeu ao Prof. Daniel Serrão, aquando da jubilação deste. Dois outros Catedráticos da Faculdade de Medicina de Coimbra, Joaquim Murta e Guilherme Tralhão, foram também eleitos para os órgãos sociais da Academia, respetivamente como Presidente da Assembleia Geral e Secretário.  A lista candidata aos órgãos sociais da ANMP liderada por Duarte Nuno Vieira foi eleita por mais de 91% dos votos expressos, naquela que foi a mais participada eleição da história da Academia.

FMUC