Delegações visitam Universidade de Coimbra em preparação para os Jogos Europeus Universitários

09 maio, 2018≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Pela primeira vez em Coimbra e em Portugal, o chefe da delegação da Hungria nos Jogos Europeus Universitários (European University Games EUG) 2018, Gyòrgy Kovács, mostrou-se “muito impressionado”. A visita dos coordenadores das NUSA – Federações Académicas Desportivas – a Coimbra pretendeu mostrar alguns dos locais onde vão ter lugar as provas, bem como os locais de algumas cerimónias.

A cerimónia de abertura, por exemplo, está prevista para acontecer no Pátio Das Escolas. Sendo a Sala dos Capelos o local escolhido para a reunião de reitores de várias universidades europeias presentes nos jogos.

“Vimos que está quase tudo pronto para os Jogos”, continua Gyòrgy Kovács. Mas para além do evento multidesportivo, o maior alguma vez realizado em Portugal, o responsável pela delegação húngara destacou a vontade de fazer também iniciativas culturais e sociais para os estudantes atletas participantes.

A opinião é partilhada pela chefe da delegação da Holanda, Esli de Kok. Coimbra “é uma verdadeira cidade de estudantes”, afirma. “Espero que [os estudantes] experienciem diferentes culturas, experienciem Portugal, conheçam novas pessoas e se divirtam com a prática desportiva”.

A visita dos coordenadores das NUSA incluiu uma reunião geral com o Comité Organizador e visitas ao Estádio Universitário de Coimbra bem como ao Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Novo.

Os EUG 2018 têm lugar em Coimbra, de 15 a 28 de julho. Saiba mais sobre os jogos, aqui.

 

Marta Costa
Partilhe