Doutoramento Honoris Causa de José Murilo de Carvalho

27 janeiro, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

Um nome incontornável na história do Brasil, José Murilo de Carvalho veste as insígnias da Universidade de Coimbra e torna-se Doutor honoris causa a 28 de janeiro de 2015.

“A razão fundamental assenta no grande valor da obra científica” de José Murilo de Carvalho, desvenda Fernando Catroga, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). O docente foi um dos proponentes e afirma que o Doutoramento vem distinguir a contribuição de Murilo de Carvalho não apenas na área da história mas também da cidadania. Essa contribuição tem sido feita “através de um conhecimento rigoroso, tanto quanto possível, para a metodologia histórica do passado brasileiro, nas heranças positivas e negativas, quer na sociedade portuguesa quer nos outros povos imigrantes para o Brasil”, afirma Fernando Catroga. Isto porque a cidadania é um tema “transversal da obra de José Murilo de Carvalho”, e, de acordo com o proponente, este é um valor “muito caro à UC”.

 

 

Fernando Catroga adianta ainda que é uma distinção que também prestigia a Universidade de Coimbra. Com o Doutoramento honoris causa, o docente espera que “a nossa universidade se sinta reconhecida pelo valor e pelo prestígio que ele traz ao ter aceitado esta distinção”.

O próprio José Murilo de Carvalho sente-se orgulhoso ao ter sido apontado para Doutor honoris causa. Com altas expectativas para a cerimónia, o historiador brasileiro considera que vai ser “muito emocionante”. “Vou tentar não tremer ao ler o meu discurso”, brinca.

 

 

O Doutoramento honoris causa de José Murilo de Carvalho tem início marcado para as 10 horas da manhã de 28 de janeiro de 2015, na Sala dos Capelos, com emissão em direto no Noticias.uc.pt

Pode assistir à cerimónia completa de Doutoramento honoris causa aqui

Partilhe