Embaixadorias de visita à UC

16 março, 2015≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O Embaixadorias é “um programa de diplomacia caseira que visa sobretudo fazer diplomacia cá dentro virada lá para fora”. A afirmação é do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Luís Álvaro Campos Ferreira, que visitou a Universidade de Coimbra (UC) a 13 de março. A visita, inserida no âmbito do “Embaixadorias”, trouxe também Ulrich Brandenburg, o embaixador da Alemanha em Lisboa, com o objetivo de aprofundar as relações Portugal-Alemanha nos planos universitário, cultural e económico.

um programa de diplomacia caseira que visa sobretudo fazer diplomacia cá dentro virada lá para fora

O programa envolve não apenas visitas a academias. Luís Campos Ferreira destaca também a visita a “museus, empresas e visitas a associações e a forças vivas de determinadas regiões”. Desta forma, os embaixadores podem “conhecer melhor a realidade de Portugal”, defende o Secretário de Estado. O Embaixadorias é “uma oportunidade de mostrar aos embaixadores acreditados em Lisboa, as competências nos diversos sectores do país”. Atualmente, Portugal “é mais moderno, muito ativo e muito dinâmico”, por isso, Luís Campos Ferreira considera que o Embaixadorias tem tido “muito sucesso”

O Embaixador alemão participou num colóquio, na Faculdade de Direito da UC intitulado “Portugal e os novos desafios da União Europeia no mundo”. Ulrich Brandenburg teve ainda a oportunidade de conhecer docentes e investigadores da UC responsáveis por projetos desenvolvidos em parceria com instituições alemãs.

 

Partilhe