Encerrados os trabalhos de recuperação do Altar-mor da Capela de São Miguel

Os elementos que ainda vão ser intervencionados são a cobertura, o revestimento azulejar e a abóbada pintada.

09 outubro, 2015≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Terminou a primeira etapa da intervenção para recuperação de elementos da Capela de São Miguel da Universidade de Coimbra (UC). Os trabalhos no Altar Mor da Capela estão terminados e já é possível ver a nova face da Capela.

De acordo com o projetista e assessor técnico, Fernando Marques, os elementos a serem intervencionados foram a cobertura, o retábulo do altar-mor, o revestimento azulejar e a abóbada pintada. O primeiro a ser concluído foi o altar-mor, que se vê agora despido de andaimes e com “novas cores”.

bastou limpar a superfície para que as cores tivessem outra presença

“Não considerámos a reintegração do douramento – que é de talha dourada –, apenas a sua limpeza e tonalização de algumas lacunas”, explica Fernando Marques. A opção estética foi feita porque “a camada de ouro existente ocupa uma superfície com muita leitura”, justifica o responsável. Por isso, “basta que o consolidemos e limpemos a superfície para recuperar o antigo aspecto estético”. O projetista conta que ao nível do altar-mor, não houve grandes dificuldades, já que “era fácil aceder aos locais e perceber o tipo de patologias”. Durante o trabalho foi possível perceber que “os painéis pintados estão em muito bom estado”. Fernando Marques reconhece que “bastou limpar a superfície para que as cores tivessem outra presença”.

No entanto, as obras na Capela de São Miguel ainda não terminaram. Na cobertura, onde os trabalhos que ainda estão a decorrer, a recuperação era “essencial”, porque “havia alguns pontos de entrada de água”, conta Fernando Marques. Aqui houve algumas dificuldades, porque “havia locais inacessíveis”. Já o revestimento azulejar do século XVII vai ainda ser consolidado e vão ser feitas “algumas reintegrações de lacunas na abóbada pintada”, afirma o responsável.

 

 

Veja aqui um resumo da desmontagem do andaime no Altar-mor:

 

Partilhe