Orphika 2023: Solfa tangida

O espetáculo de música erudita surge a partir de pautas musicais conservadas na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Integrado nas Jornadas Mundos e Fundos, o concerto decorre na Capela de São Miguel da Universidade de Coimbra a 24 de novembro, pelas 21h30.

MC
Marta Costa
AB
Ana Bartolomeu
23 novembro, 2023≈ 2 mins de leitura

© DR

Solfa refere-se a música, tangida a instrumental. Os dois termos juntos dão nome ao concerto criado a partir de manuscritos e pautas musicais conservadas na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (UC).

O espetáculo conta com a atuação do grupo Musurgia Ensemble e é mais um momento das Jornadas Mundos e Fundos 2023, inserido na programação do ciclo de música da Universidade de Coimbra - Orphika. De acordo com Paulo Estudante, um dos coordenadores do Mundos e Fundos, é um "processo completo". Nos dias que antecedem o espetáculo, o grupo está em Coimbra, junto dos manuscritos, a "trabalhar e experimentar repertório experimental dos séculos XVI e XVII."

O resultado desta "residência artística" é exibido ao público no dia 24 de novembro, sexta-feira, pelas 21h30, na Capela de São Miguel. A entrada é livre.

Consulte a programação completa do ciclo de música Orphika 2023.

Solfa tangida

• Concerto • Música Erudita

• Capela de São Miguel da Universidade de Coimbra

“Solfa tangida”, um concerto cujo programa contempla fontes musicais conservadas na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) surge no seguimento de uma residência artística do grupo o Musurgia Ensemble na Capela de S. Miguel. No concerto, serão apresentadas obras vocais e instrumentais dos séculos XVI e XVII, que foram adaptadas ao efetivo instrumental do Musurgia Ensemble a partir de práticas musicais coetâneas das obras interpretadas.

• Musurgia Ensemble, dir. Helder Sousa & João Taborda